Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Placa-Mãe

A placa-mãe, conhecida também como mainboard ou motherboard em inglês, atua como o principal componente de um computador. Ela é encarregada de conectar e integrar todos os elementos da máquina, incluindo o processador, memória RAM, disco rígido, placa gráfica e outros. Além de possibilitar o fluxo de informações, essa placa fornece energia elétrica a certos periféricos, proveniente da fonte de alimentação.

Descrição da imagem

Tipos de placas mãe

AT

AT é a abreviação de Advanced Technology, referindo-se a um modelo de placa-mãe que se tornou obsoleto. Este modelo foi bastante popular entre os anos de 1983 e 1996. Uma das razões que levaram à sua substituição pelo padrão ATX, foi a sua restrita capacidade interna. Quando instalados, os diversos cabos do computador, como o flat cable e o cabo de alimentação, dificultavam a ventilação, o que poderia, em alguns casos, causar danos irreversíveis ao equipamento devido ao excesso de calor.

Era necessário um alto grau de competência do técnico instalador para otimizar o espaço disponível eficientemente. Ademais, o conector de energia da fonte AT, que se conecta à placa-mãe, é formado por dois plugs parecidos (cada um com seis pinos) que precisam ser acoplados um ao lado do outro, de tal forma que os cabos pretos de cada um estejam localizados centralmente.

Se, por acaso, houver uma inversão desses conectores e a fonte de energia for acionada, o dano à placa-mãe será inevitável. De acordo com o padrão AT, é preciso primeiro desativar o computador por meio do sistema operacional, aguardar um sinal indicando que o computador pode ser desligado e então pressionar o botão "Power" localizado na frente do gabinete. Apenas dessa forma o dispositivo será desligado corretamente. Isso ocorre devido a uma restrição das fontes AT, que não foram desenvolvidas para utilizar a função de desligamento automático.

Os exemplares AT são frequentemente identificados com slots ISA, EISA, VESA nos primórdios, e ISA e PCI nos AT mais recentes (denominados baby AT caso a placa-mãe seja de dimensões menores em relação aos primeiros modelos AT).

Existe apenas um conector "fixo" na placa-mãe, especificamente o do teclado, que adota o padrão DIN, enquanto o mouse faz uso da conexão serial. Independentemente do fabricante, a localização dos slots para a memória RAM e o soquete da CPU é sempre na mesma área da placa-mãe.

As placas AT usualmente possuem slots de memória SIMM ou SDRAM, podendo apresentar mais de um desses padrões no mesmo dispositivo. No entanto, cada padrão deve ser usado de forma isolada.

ATX

ATX, uma abreviação para "Advanced Technology Extended", representa uma versão melhorada do padrão AT. Este avanço notável foi em grande parte desenvolvido pela Intel, com o principal objetivo de resolver as dificuldades encontradas no padrão AT. O ATX apresenta inúmeras melhorias em comparação com seu predecessor e, hoje em dia, é a base para a maioria dos computadores recém-fabricados. O ATX ostenta diversas características marcantes que o diferenciam:

  • Um espaço interno mais amplo, favorecendo uma adequada ventilação,
  • Entradas de teclado e mouse no padrão mini-DIN PS/2 (conectores mais compactos)
  • Conexões serial e paralela integradas diretamente à placa-mãe, eliminando a necessidade de cabos,
  • Posicionamento otimizado do processador, prevenindo que sua localização impossibilite a instalação de placas de expansão devido à falta de espaço.

Sobre a fonte de energia, notamos aprimoramentos consideráveis. Inicialmente, vale destacar o conector de alimentação conectado à placa-mãe. Diferente do padrão AT, não há chance de inserir o plug de maneira invertida. Cada furo do conector tem um desenho único, o que previne uma conexão inapropriada. A localização dos slots de memória RAM e do socket da CPU oscila de acordo com o fabricante.

Nas placas-mãe você encontrará slots para vários tipos de memória, como SDRAM, Rambus, DDR, DDR2 e DDR3, e algumas podem suportar mais de um desses padrões. Normalmente, os slots de expansão mais comuns são PCI, AGP, AMR/CNR e PCI-Express. As versões mais recentes dessas placas costumam ter um conector integrado para discos rígidos IDE, Serial ATA ou Serial ATA II. Elas também possuem gerenciamento de energia quando o computador é desligado, suportando o comando "shutdown". Este comando permite o desligamento automático do sistema sem a necessidade de usar a chave de desligamento localizada no case do computador.

Caso a motherboard seja energizada por uma fonte que siga o padrão ATX, temos a possibilidade de acionar o computador mediante um sinal externo, como, por exemplo, uma ligação telefônica recebida pelo modem instalado no sistema.

ITX

A VIA Technologies desenvolveu um padrão de placa-mãe, que foi estabelecido em outubro de 2001.

Direcionada a máquinas de alta integração e compactação, a proposta não se baseia em fornecer o computador mais veloz disponível, mas sim o mais acessível. Afinal, geralmente as pessoas utilizam um computador para acessar a internet e editar documentos.

O objetivo da placa ITX é possuir todos os recursos integrados, ou seja, vídeo, áudio, modem e rede estão incorporados diretamente na placa-mãe.

Uma distinção adicional desta placa-mãe reside na sua unidade de fornecimento de energia. Devido ao seu número reduzido de periféricos, que consequentemente diminui o gasto de energia, sua fonte pode ser fisicamente mais reduzida, facilitando a montagem de um computador mais enxuto.

LPX

As placas de formato LPX são facilmente reconhecíveis por sua distintiva característica: consiste em uma placa vertical que se encaixa em um conector específico da placa-mãe. É nessa placa vertical que as outras placas do computador são acomodadas. Esse formato de placa-mãe é usado em alguns PCs de marcas específicas, como a Compaq. A peculiaridade principal deste formato é a ausência de slots. Os slots estão situados em uma placa separada, também conhecida como "backplane", que é acoplada à placa-mãe por meio de um conector exclusivo. As dimensões padrão desta placa são 22 cm x 33 cm. Existe um formato menor, o Mini LPX, cujas medidas são 25,4 cm x 21,8 cm. Este formato foi desenvolvido para possibilitar PCs mais compactos, pois as placas de expansão, em vez de ficarem posicionadas perpendicularmente à placa-mãe, ficam paralelas a ela. Depois do lançamento do formato de placas-mãe ATX, uma versão do LPX baseada no ATX foi introduzida, denominada NLX. Visualmente, é simples distinguir uma placa-mãe LPX de uma NLX. No formato LPX, o conector para a placa de expansão (backplane) está situado no centro da placa-mãe e tem a aparência semelhante a um slot (conector "fêmea"). Por outro lado, no formato NLX, o conector para a placa de expansão está localizado em um dos lados da placa e é um contato de borda com 340 pinos, parecido ao empregado por placas de expansão (ou seja, é um conector "macho").

Funcionamento da placa mãe

A placa-mãe serve como um hub central para a interligação dos componentes essenciais de um microcomputador, incluindo o processador, memória, placa de vídeo, disco rígido, teclado, mouse, entre outros. Este componente crucial é equipado com uma variedade de elementos eletrônicos (como circuitos integrados, capacitores, resistores) e possui entradas dedicadas (slots) para permitir a conexão de vários dispositivos. A manutenção da placa-mãe é normalmente realizada por profissionais habilitados, como técnicos e engenheiros especializados. Entretanto, existem certas tarefas simples que podem ser executadas por qualquer indivíduo, como a remoção de sujeira e oxidação através da lavagem com álcool isopropílico. No entanto, é necessário ter um entendimento básico de montagem e manutenção de microcomputadores para realizar tais ações.

A placa-mãe pode variar conforme o modelo e fabricante, mas há componentes que se mantêm. Vamos destacar os mais importantes componentes de uma placa mãe:

  • Unidade de processamento (encaixada no soquete)
  • Memória de acesso randômico
  • Bios (memória somente leitura)
  • Célula de energia
  • Conjunto de circuitos integrados (norte e sul)

Conectores

  • Slots para expansão (PCI, ISA, AGP...)
  • Entrada IDE
  • Entrada SATA
  • Entrada para Mouse(br)/Rato(pt)
  • Entrada para Teclado
  • Entrada para Impressora (porta paralela)


Este artigo pertence ao Curso de Técnico em Informática Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.