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Publicado em 29/07/2018 13h18 - Atualizado 21/11/2023 17h56

Certificado

Por MixCursos

Os certificados oferecidos pela MixCursos possuem validade em todo o território nacional, fornecendo uma certificação oficial da qualificação e atualização do profissional no curso escolhido.

A obtenção desta certificação envolve um processo simples. O aluno deve primeiramente se matricular no curso desejado e, posteriormente, concluir o mesmo com um aproveitamento de pelo menos 60% na avaliação final. Uma vez aprovado no curso, o aluno tem a opção de solicitar a emissão do certificado digitalmente. Vale ressaltar que os fundos arrecadados com a emissão dos certificados são reinvestidos para benefício dos alunos. Através deste investimento, conseguimos:


  • Manter o site funcionando adequadamente;
  • Criar e disponibilizar novos cursos ;
  • Cobrir os custos dos funcionários de atendimento.


A seguir, apresentamos um exemplo de como é o nosso certificado:





As leis que embasam a emissão dos nossos certificados podem ser consultadas abaixo.


O funcionamento dos cursos livres da MixCursos é previsto em lei, de acordo com o decreto nº 5.154/2004, Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º). Como não se trata de um curso de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante, as diretrizes não ficam sob responsabilidade de órgãos como o MEC.


De acordo com o decreto nº 5.154/2004:


Art. 1º A educação profissional, prevista no art. 39 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, será desenvolvida por meio de cursos e programas de:


     I - formação inicial e continuada de trabalhadores;


     II - educação profissional técnica de nível médio; e


     III - educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação.


    Art. 2º A educação profissional observará as seguintes premissas:


     I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica;


     II - articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia.


    Art. 3º Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, referidos no inciso I do art. 1o, incluídos a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade, poderão ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.


     § 1º Para fins do disposto no caput considera-se itinerário formativo o conjunto de etapas que compõem a organização da educação profissional em uma determinada área, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.


     § 2º Os cursos mencionados no caput articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação inicial ou continuada para o trabalho.


    Art. 4º A educação profissional técnica de nível médio, nos termos dispostos no § 2º do art. 36, art. 40 e parágrafo único do art. 41 da Lei nº 9.394, de 1996, será desenvolvida de forma articulada com o ensino médio, observados:


     I - os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação;


     II - as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino; e


     III - as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.


     § 1º A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio dar-se-á de forma:


     I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno;


     II - concomitante, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer:

a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; ou

c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando o planejamento e o desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados;


     III - subseqüente, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.


     § 2º Na hipótese prevista no inciso I do § 1o, a instituição de ensino deverá, observados o inciso I do art. 24 da Lei nº 9.394, de 1996, e as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio, ampliar a carga horária total do curso, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formação geral e as condições de preparação para o exercício de profissões técnicas.


    Art. 5º Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne aos objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.


    Art. 6º Os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação, quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, incluirão saídas intermediárias, que possibilitarão a obtenção de certificados de qualificação para o trabalho após sua conclusão com aproveitamento.


     § 1º Para fins do disposto no caput considera-se etapa com terminalidade a conclusão intermediária de cursos de educação profissional técnica de nível médio ou de cursos de educação profissional tecnológica de graduação que caracterize uma qualificação para o trabalho, claramente definida e com identidade própria.


     § 2º As etapas com terminalidade deverão estar articuladas entre si, compondo os itinerários formativos e os respectivos perfis profissionais de conclusão.


    Art. 7º Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.


     Parágrafo único. Para a obtenção do diploma de técnico de nível médio, o aluno deverá concluir seus estudos de educação profissional técnica de nível médio e de ensino médio.


    Art. 8º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 9º Revoga-se o Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997.




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