Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

Como tudo começou: a história dos computadores

Os computadores têm um papel dominante na nossa vida diária nos tempos atuais. Apesar de termos nos acostumado com sua presença constante, é um fato que essa realidade só se tornou parte integrante do nosso cotidiano há pouco tempo.

Contudo, é evidente que, nos últimos anos, a evolução dos computadores tem sido cada vez mais acelerada. No entanto, não podemos ignorar que seus protótipos originais mais se assemelhavam a enormes calculadoras do que aos dispositivos com os quais estamos acostumados atualmente.

A habilidade inicial de processamento de dados das grandiosas máquinas que preenchiam salas inteiras não se equipara ao nosso poder atual, presente em diminutos aparelhos móveis que transportamos constantemente em nossos bolsos. O computador, atualmente, celebra seus 70 anos de existência.

Descrição da imagem

Como tudo começou

Da mesma forma que ocorre com todas as demais inovações, o nascimento do computador foi fruto de algo que já existia e que, por consequência, já havia sido aprimorado previamente por outros profissionais.

Alan Turing é reconhecido como um precursor no campo da ciência da computação. No entanto, foi Charles Babbage, um engenheiro, quem concebeu a primeira máquina que poderíamos identificar como um computador. Babbage projetou um dispositivo computacional mecânico ainda no decorrer do século XIX.

Nos anos 40 …

Na década de 1940, os imensos computadores mecânicos deram lugar a máquinas que empregavam algoritmos simples para fornecer resultados complexos de cálculos. Estes computadores desempenharam um papel crucial na produção de efeitos sonoros para empresas como a Disney.

A concepção dessa geração inicial ocorreu majoritariamente após a conclusão da Segunda Guerra Mundial e, de fato, foi empregada para definir as trajetórias adotadas em 1969, durante a famosa missão Apollo 11.

Os transistores – anos 50

A década de 1950 marcou a introdução da segunda geração de computadores, simbolizada pela invenção dos transistores. Uma das máquinas mais emblemáticas daquele tempo era o Univac 1101, um colosso de 12 metros de comprimento e 6 metros de largura. Possuía uma capacidade de memória próxima de 48 bits e oferecia 38 variações distintas de instruções.

E nos anos 60 …

Durante a década de 60, os computadores entraram em sua "Idade de Ouro". Nesse momento, surgiram no mercado os primeiros microprocessadores, que se mostraram até três vezes mais velozes em comparação aos das gerações anteriores.

Em 1965, a portabilidade passou a ser uma característica dos computadores, com o pioneiro sendo o modelo DEC PDP-8. Este apresentava 12 bits e um tamanho comparável ao de uma geladeira compacta.

A quarta geração

Os microcomputadores caracterizaram a quarta geração de computadores, cujo surgimento se deu na década de 70. Foi nesse período que apareceram os primeiros microcomputadores individuais, com um valor estimado em 7 mil dólares. Em 1976, assistimos à criação do primeiro computador com processamento vetorial. Ainda nessa mesma década, iniciaram-se as operações da Apple.

Em 1980

Os microprocessadores iniciaram sua jornada para a popularidade de uma forma quase impensável, de maneira que, em 1980, os PCs começaram a aparecer com crescente facilidade. Isso é evidenciado por modelos de empresas como IBM, Compaq e Apple. Em 1984, por exemplo, o primeiro computador com interface totalmente gráfica foi lançado no mercado pela empresa de Steve Jobs.

As máquinas de computação pessoal também sofreram modificações: atualmente, possuem um compartimento especializado para o disco rígido, direcionamento para linguagem orientada a objetos, com o propósito de simplificar as tarefas de programação, e ainda mais: o armazenamento de natureza óptica próprio.

A década de 90 e o grande marco para os computadores

No ano de 1990, testemunhamos outro importante evento: os computadores pessoais, finalmente, começaram a ser adquiridos pelo público em geral. Um grande destaque foi o Pentium da Intel, introduzido ao público em 1993. Em 1997, sua versão aprimorada foi lançada.

Pouco antes da virada do milênio, a Apple lançou o seu pioneiro iMac, um dispositivo inovador que incorpora todos os componentes dentro do próprio monitor.

Chegamos aos anos 2000!

A década de 2000 pode parecer recente, mas já faz parte do passado. O grande destaque desse período foi o surgimento dos inovadores dispositivos móveis compactos, com o lançamento do primeiro smartphone no globo: o Blackberry, que chegou ao mercado em 2003.

O dispositivo já possibilitava a exploração da internet, um sistema de e-mail exclusivo e conexão móvel. Após isso, houve uma série de lançamentos consecutivos, mas o verdadeiro divisor de águas na tecnologia dos computadores se deu com a chegada do iPhone.

Em 2007, Steve Jobs transformou a era da computação com o lançamento do iPhone. Este aparelho foi o primeiro telefone móvel a incorporar touchscreen e um sistema operacional altamente sofisticado, que tinha a capacidade de executar uma ampla gama de aplicativos.



Este artigo pertence ao Curso de Técnico em Informática Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.