Entendendo as Redes Domésticas: Escolhendo o Dispositivo Certo
A multiplicidade de alternativas para uma rede doméstica pode tornar as decisões de aquisição mais complexas. Antes de determinar qual dispositivo será comprado, é necessário escolher a tecnologia de rede (a forma como os computadores em uma rede se vinculam ou interagem uns com os outros) que será utilizada. Este capítulo explica e contrasta as tecnologias de rede mais populares, além de enumerar as necessidades de hardware para cada uma delas.
Tecnologias de rede
As modalidades de tecnologia de rede mais habituais abrangem a wireless, Ethernet, HomePNA e Powerline. Ao optar por uma dessas tecnologias, lembre-se de levar em conta a localização de seus dispositivos e a rapidez necessária para sua rede. O investimento financeiro para essas tecnologias é bastante similar. As próximas seções apresentam uma análise comparativa dessas quatro modalidades de tecnologia de rede.
- Wireless
- Rede Ethernet
- HomePNA
- Powerline
Requisitos de hardware
Existe uma variedade de dispositivos de hardware utilizados em redes residenciais:
Conversores de Rede. Estes conversores (também conhecidos como placas de interface de rede, ou NICs) ligam computadores a uma rede, permitindo a comunicação entre eles. Um conversor de rede pode ser acoplado à porta USB ou Ethernet do seu computador ou ainda ser instalado internamente em um slot de expansão PCI (Peripheral Component Interconnect).
Concentradores e Switches de rede. Tanto os concentradores quanto os switches são dispositivos que interligam dois ou mais computadores em uma rede Ethernet. Apesar de um switch ter um custo ligeiramente superior ao de um concentrador, ele oferece uma velocidade superior.
Hub Ethernet
Equipamentos de rede: Roteadores e pontos de acesso. Os roteadores funcionam como intermediários entre computadores e redes, por exemplo, podem conectar a rede de sua casa à Internet. Eles oferecem a conveniência de permitir que múltiplos computadores se beneficiem de uma única conexão com a Internet. Podem ser de dois tipos: com fio ou sem fio. Mesmo não sendo obrigatório para uma rede com fio, o uso de um roteador é aconselhável se houver a intenção de compartilhar o acesso à Internet. Caso queira compartilhar a conexão de internet em uma rede sem fio, será necessário possuir um roteador compatível. Já os pontos de acesso possibilitam que computadores e dispositivos se liguem a uma rede wireless.
Dispositivo de conexão (lado esquerdo); roteador com conexão por cabo (meio); roteador com conexão wireless (lado direito)
Modems. Os PCs necessitam de modems para transmitir e obter dados através de linhas telefônicas ou de cabo. A conexão à Internet exige a presença de um modem. Vários provedores de serviços de banda larga disponibilizam um modem a cabo, seja sem custos adicionais ou mediante aquisição, quando se contrata um serviço de Internet por cabo. Equipamentos que combinam as funções de modem e roteador também podem ser encontrados.
Cabos de conexão (Ethernet, HomePNA e Powerline) são os meios pelos quais os computadores se ligam entre si e a outros dispositivos correlatos, a exemplo de hubs, roteadores e adaptadores de rede externos. Os adaptadores de HomePNA e Powerline, por norma externos, estabelecem conexão com um computador através de cabos Ethernet ou USB, variando conforme o modelo do adaptador.
Configurando uma rede
Ao ter conhecimento do modelo de rede almejado e possuir o equipamento apropriado, existem quatro procedimentos a serem executados:
- Implementar o hardware necessário
- Estabelecer uma ligação com a internet (opcional).
- Ligar os computadores.
- Utilizar o auxiliar de Configuração de Rede (apenas para redes wireless).
Observação
Este artigo é voltado para indivíduos que possuem uma ligação de banda larga à Internet, comumente via DSL, cabo ou FiOS (Serviço de Fibra Ótica), ao invés de uma conexão discada. No entanto, a configuração de uma rede não exige necessariamente uma conexão com a Internet.
Instalar o hardware
Proceda com a instalação dos adaptadores de rede nos equipamentos que necessitarem ou faça a conexão dos mesmos aos computadores.
Estabelecer ou conferir um link com a rede mundial de computadores
A configuração de uma rede não exige necessariamente uma conexão à Internet, apesar de muitos optarem por utilizar essa rede para compartilhar tal conexão. Para estabelecer uma ligação à Internet, será necessário dispor de um modem a cabo ou DSL, além de uma conta junto a um provedor.
Caso já possua uma ligação à Internet, o seu único trabalho é garantir que ela está a operar corretamente. Para tal, inicie o seu navegador web e navegue até um website que normalmente não visita. (Se optar por um site frequentemente acessado, algumas de suas páginas web podem estar salvas no seu computador e serão exibidas corretamente mesmo que a sua conexão esteja com falhas.) Se o site carregar e nenhuma mensagem de erro for apresentada, a sua ligação à Internet está funcionando. Conexão entre computadores
Existem diversos métodos para estabelecer uma conexão entre computadores. A forma de configuração será determinada pelo tipo de adaptador de rede, do modelo do modem e do tipo de acesso à internet disponível. Do mesmo modo, será influenciada pela decisão de compartilhar ou não a conexão de Internet entre todos os computadores na rede. As próximas seções irão abordar resumidamente alguns desses métodos de conexão.
Conectar os computadores
Existem múltiplas formas de estabelecer uma conexão entre computadores. A estruturação desta depende do modelo do adaptador de rede, do modem e do tipo de ligação à Internet que você possui. Outro fator importante é a necessidade ou não de partilhar a conexão com a Internet entre todos os dispositivos da rede. As próximas seções elucidarão concisamente alguns métodos de conexão.
Redes Ethernet
Para estabelecer uma conexão Ethernet entre computadores, você necessita de um hub, switch ou roteador.
Se deseja compartilhar a sua conexão de Internet, o uso de um roteador é necessário. Assegure-se de que o roteador esteja conectado ao computador que, por sua vez, está ligado ao modem (caso ainda não tenha realizado esta conexão).
Caso a casa ou o local de trabalho possua infraestrutura para ligação Ethernet, posicione os computadores nos cômodos que dispõem de conectores Ethernet e conecte-os diretamente a estes.
Redes sem fio
No contexto de redes wireless, inicie o assistente de Configuração de Rede (como indicado abaixo) no computador que está ligado ao roteador. Este assistente irá guiá-lo durante o procedimento de inclusão de mais computadores e aparelhos à rede.
Redes HomePNA
Para a configuração de redes HomePNA, é necessário ter um adaptador de rede HomePNA (geralmente externo) para cada máquina, além de uma conexão telefônica em cada ambiente onde houver um computador. Execute as diretrizes que acompanham os adaptadores HomePNA.
Redes Powerline
Para a configuração de redes Powerline, é necessário um adaptador Powerline (geralmente externo) para cada máquina, além de um ponto de energia em cada ambiente que possua um computador. Observe as orientações que acompanham os adaptadores Powerline.
Ative todos os computadores ou aparelhos, tais como impressoras, que você pretende incluir na rede. Caso a sua rede utilize cabos (Ethernet, HomePNA ou Powerline), a mesma deve ser ajustada e preparada para utilização. Realize um teste na rede (ver abaixo) para confirmar se todos os computadores e dispositivos estão devidamente conectados.
Rodar o assistente de Configuração de Rede
Se sua rede possuir cabos, a conexão será estabelecida assim que os cabos Ethernet forem plugados. No caso de uma rede wireless, inicie o assistente 'Configurar uma Rede' no computador que está ligado ao roteador.
Para acessar as Configurações de Rede, selecione o botão Iniciar - representado pela Imagem do botão Iniciar - e então vá para o Painel de Controle. No campo de busca, insira a palavra "rede", e em seguida escolha Central de Rede e Compartilhamento. Posteriormente, clique em Configurar uma nova conexão ou rede e, finalmente, selecione Configurar uma nova rede.
O auxiliar irá guiá-lo durante o procedimento de incorporação de mais computadores e aparelhos ao sistema de rede.
Ativar o compartilhamento em rede
Caso deseje compartilhar arquivos ou utilizar impressoras em rede, assegure-se de que a localização da rede esteja configurada para Doméstico ou Trabalho e que a opção de detecção de rede e compartilhamento de arquivos esteja habilitada.
Testar a rede
É aconselhável realizar um teste na rede para confirmar se todos os computadores e dispositivos estão devidamente conectados e operando de forma apropriada. Para efetuar o teste na rede, execute este processo em cada computador que faz parte da mesma:
Pressione o botão Iniciar Imagem do botão Iniciar, selecione o seu nome de usuário e, na parte esquerda da interface, escolha a opção Rede.
Precisa-se mostrar os ícones do computador em uso e de todos os demais dispositivos e impressoras compartilhados na rede.
Observação
Se você não visualiza ícones na pasta Rede, pode ser que a funcionalidade de descoberta de rede e compartilhamento de arquivos estejam desligados. Para esclarecimentos adicionais, verifique a seção Habilitar ou desabilitar a descoberta de rede.
Talvez seja necessário aguardar alguns minutos para que os computadores rodando versões mais antigas do Windows apareçam na pasta Rede.