Equipe de Vendas - Objetivos
Em tempos antigos, a função primordial da equipe de vendedores era apenas "vender, vender e vender". No entanto, essa visão está ultrapassada. No contexto atual, além de efetivar vendas, é crucial que o vendedor oriente os clientes sobre como a empresa poderá auxiliar em suas tomadas de decisão. Os clientes se transformaram e se tornaram mais exigentes e críticos, buscando não somente bons preços, mas um atendimento diferenciado e soluções para suas necessidades.
Compreendendo o Cliente e Desenvolvendo Relacionamentos
Entre os fatores que podem ajudar os vendedores a se alinharem com essas novas exigências do cliente, estão a capacidade de entender e gostar de "gente", oferecer um atendimento distinto e, principalmente, manter um excelente relacionamento com seus colegas de trabalho. Essas habilidades são requisitos indispensáveis para o perfil do vendedor moderno.
Funções Essenciais dos Vendedores no Novo Paradigma
Os vendedores desempenham uma variedade de funções que são cruciais para atender às novas demandas dos clientes e para o sucesso da empresa. Vamos explorar algumas delas:
1. Informações técnicas do produto
Os vendedores são os principais responsáveis por fornecer essas informações. Por exemplo:
Vendedores de loja de roupas: necessitam ter um sólido conhecimento sobre moda, incluindo tipos e caimentos de tecido, tendências atuais, entre outros aspectos relevantes.
Vendedores de material de construção: devem ser capazes de informar o cliente sobre as medidas exatas de cerâmicas, areia, brita e outros materiais. Além disso, é fundamental que possuam uma boa noção de combinação de cores de tintas, entre outros detalhes.
2. Apoio e organização
Os vendedores também auxiliam na reposição de estoques e são responsáveis pela organização de gôndolas (prateleiras) e vitrines.
3. Coleta de informação
Independentemente do tamanho da empresa, seja ela pequena, média ou grande, é essencial que os vendedores estejam preparados para buscar informações sobre o mercado. Eles podem adquirir tais informações fazendo perguntas aos clientes, pesquisando os concorrentes e examinando literaturas pertinentes, como revistas específicas do produto que a empresa comercializa.