Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

Noções de Contabilidade

A Contabilidade é uma área de estudo que se dedica à fiscalização e controle do patrimônio de organizações. Isso se faz através do registro, da apresentação e interpretação das despesas em relação ao mesmo, com o intuito de fornecer dados sobre a composição, mudanças e os resultados financeiros dessas entidades.

Abrangendo desde bens materiais até direitos e obrigações, o patrimônio de uma pessoa significa seu conjunto de recursos, avaliados monetariamente. Entre os elementos que compõem esse patrimônio, podemos citar: dinheiro em espécie, móveis, mercadorias, contas a receber ou a pagar, bem como propriedades imobiliárias.

OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O assunto tratado aqui é o Patrimônio pertencente tanto às entidades jurídicas quanto às pessoas físicas. Esta matéria deve ser gerida de forma atenta, pois está sujeita a constantes alterações. Na área da Contabilidade, cada entidade é considerada uma unidade autônoma. Assim, o patrimônio da empresa não se confunde com o dos sócios, que são outras entidades específicas.

A contabilidade é uma ferramenta que tem como objetivo estudar e avaliar as informações administrativas de uma corporação, a fim de auxiliar seus proprietários (empresários, empreendedores ou líderes) a tomar novas decisões e realizar novos investimentos.

FINALIDADE

A contabilidade desempenha um papel vital no que diz respeito ao estudo da riqueza. Ao coletar dados e analisá-los, ela oferece aos empresários a oportunidade de tomarem decisões embasadas nos resultados obtidos.

Dados econômicos são coletados, mensurados e registrados, para serem reunidos e transformados em relatórios e comunicados pelo contador, que é especialista na área. Estes documentos são fundamentais para direcionar as estratégias de negócios da empresa.

A contabilidade é uma doutrina essencial para a vida econômica de qualquer entidade. Sua função, como se fosse a História para a humanidade, é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, fornecendo informações sobre sua composição e variações, além do resultado econômico advindo da administração da riqueza patrimonial. Dessa forma, é possível conhecer o passado, compreender o presente e prever o futuro, a partir dos dados obtidos, além de ajudar na elaboração de planos direcionados para a administração.

QUEM SÃO OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

São exemplos de usuários:

Aqueles que desejam obter retornos sobre o capital investido, bem como os riscos inerentes à operação, sejam sócios ou proprietários, devem estar informados da lucratividade de seu empreendimento.

Funcionários que pretendem descobrir se a empresa dispõe de recursos para arcar com os salários, vantagens e outros compromissos sociais.

Gestores que precisam estar cientes de quais escolhas fazer em situações específicas;

Os principais credores, como fornecedores de bens e instituições financeiras, precisam ter a certeza de que receberão o pagamento referente aos produtos entregues e empréstimos realizados (incluindo o principal e os juros).

A política tributária das entidades governamentais (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) é estabelecida e fiscalizada de maneira abrangente pelo Poder Público. Essa ação é fundamental para garantir o cumprimento de regras e leis, bem como para promover uma economia saudável.

TÉCNICAS CONTÁBEIS

A Escrituração Contábil é a principal metodologia para documentar os eventos que influenciam o patrimônio de uma organização. Estes acontecimentos, denominados fatos contábeis, são registrados e assim é possível controlar as mutações ocorridas no capital da entidade.

A preparação de Demonstrações Contábeis é fundamenta l para o armazenamento seguro e organizado de dados contábeis. Através desses demonstrativos, as entidades conseguem analisar sua situação econômica e financeira para, assim, tomarem decisões assertivas.

A Auditoria é uma metodologia contábil que visa avaliar se as demonstrações financeiras de uma entidade refletem a realidade do seu patrimônio, bem como a verificação da conformidade com as normas legais correspondentes. Esta técnica envolve um conjunto de procedimentos técnicos necessários para alcançar o objetivo desejado.

Uma das atividades fundamentais da Contabilidade é a análise das demonstrações contábeis, cuja metodologia consiste em verificar o desempenho de receitas, lucros ou patrimônio líquido em um mesmo período. Desta forma, busca-se extrair dados desses demonstrativos para informar o sistema acerca de sua evolução.

PATRIMÔNIO

O campo da Contabilidade é fundamentado pelo patrimônio. Logo, sem uma compreensão do patrimônio, a Contabilidade não existe. O termo patrimônio é relacionado à noção de "quantidade de bens" que uma pessoa ou organização mantém. Mas, na Contabilidade, o patrimônio tem um significado mais amplo, abrangendo tanto bens quanto direitos e obrigações.

A Contabilidade nos possibilita compreender a noção de patrimônio sob dois aspectos. Primeiramente, esse conceito corresponde ao agregado de bens e direitos possuídos por uma entidade jurídica ou física. Por outro lado, devemos levar em conta as obrigações que essa mesma pessoa ou instituição tem para pagamento.

Bens

Valores econômicos que podem ser convertidos em dinheiro, com o propósito de satisfazer os anseios das pessoas e corporações. Estes são os bens, divididos em: móveis, imóveis, tangíveis e intangíveis. Integram o ATIVO (patrimônio bruto) e são fundamentais para alcançar os objetivos estabelecidos pelos proprietários.

Tangíveis: têm existência física, são palpáveis. Ex.: Dinheiro, mercadoria p/ revenda, imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos etc.

Intangíveis: bens incorpóreos, não são constituídos de matéria, mas possuem valor econômico e de troca. Ex.: Marcas e patentes, ações ou Quotas de Capital. Os bens também podem ser divididos em:

Bens imóveis: aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos: edifícios, construções, árvores etc.

Bens móveis: aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias etc.

Direitos

A empresa possui recursos que gerarão vantagens no presente ou futuro. Estes bens, que pertencem à companhia, estão sob a custódia de terceiros. Alguns exemplos de valores a receber são: duplicatas, títulos, notas promissórias, aluguéis, clientes, dinheiro bancário, aplicações financeiras, entre outros.

Obrigações

As obrigações financeiras são, de modo geral, dívidas que um indivíduo (ou empresa) tem para com outro. Estas são consideradas créditos exigíveis, isto é, pagamentos que serão cobrados e demandados dentro de um prazo definido, geralmente na data de vencimento. Dessa maneira, o devedor deve arcar com os custos de acordo com as especificidades do contrato estabelecido anteriormente.

Outras possibilidades de despesas a serem liquidadas incluem duplicatas, títulos, notas promissórias, aluguéis, despesas com fornecedores e obrigações fiscais.

Ativo

O Patrimônio Bruto engloba todos os ativos que uma companhia possui e que podem ser convertidos em dinheiro. Estes bens são definidos como dinheiro em caixa, bens móveis e imóveis, maquinário, estoque de mercadorias e direitos a receber. Esses elementos oferecem um resultado positivo para a organização, pois trata-se da soma do seu valor total.

ATIVO CIRCULANTE

O Ativo Circulante é a parte do Ativo de uma empresa com maior liquidez, pois consiste principalmente de recursos financeiros que podem ser transformados em dinheiro, comercializados ou utilizados dentro de um ciclo operacional. Esses recursos incluem disponibilidades, bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo, também denominado Realizável a Curto Prazo.

Exemplos: fluxos em caixa, estoques, contas a receber, saldo em banco.

ATIVO NÃO CIRCULANTE

Ativos não circulantes são aqueles que possuem um horizonte temporal mais longo e podem ser identificados como terrenos, bens móveis, patentes, tecnologias registradas ou investimentos em outras empresas. Estes ativos também são conhecidos como intangíveis, pois não podem ser mensurados fisicamente, mas oferecem retornos de forma duradoura. Por exemplo, os investimentos realizados a longo prazo permitirão que a empresa tenha maior lucratividade no futuro.

Ao juntar o ativo não circulante e o circulante, obtém-se o montante total de ativos possuídos pela companhia.

Passivo

As responsabilidades financeiras da empresa se expressam em contas a pagar, que podem ser para fornecedores ou para o governo. Por outro lado, temos o que é conhecido como Capital de Terceiros ou Passivo Exigível, que é a parte negativa das finanças da companhia.

PASSIVO CIRCULANTE

O Passivo Circulante é a soma das responsabilidades que uma empresa deve cumprir em um intervalo de um ano, como compras de insumos, débitos pendentes, empréstimos com data de vencimento inferior a 360 dias, tributos a serem pagos e reservas. Esses compromissos estão relacionados ao exercício fiscal da organização. Para quitar essas obrigações do Passivo Circulante, é necessário usar o Ativo Circulante.

Exemplos de naturezas de débitos que podem ser registradas na contabilidade geral incluem aquisição de direitos do ativo não circulante por meio de empréstimos, salários e férias dos funcionários, provisões, obrigações tributárias, pagamentos a fornecedores, aluguéis, transações bancárias/financeiras, créditos dos sócios e acionistas.

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

O Passivo Não Circulante reúne todas as responsabilidades assumidas pela empresa perante seus credores e tem um prazo de validade superior a 365 dias.

Neste contexto, pode-se citar diferentes tipos de operações financeiras, como notas promissórias, duplicatas, tributação, financiamento de longo prazo, fornecedores a longo prazo, provisão para contingências trabalhistas e judiciais, debêntures, planos de saúde e pensão.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O Ativo e o Passivo constituem os principais elementos que compõem o Patrimônio de uma organização. O primeiro representa os direitos da entidade, enquanto o último indica suas obrigações com relação aos seus sócios e acionistas. A Situação Líquida, também conhecida como Passivo não exigível, fornece uma avaliação sobre o estado ou condição financeira da empresa.

O passivo constitui uma parte importante do patrimônio da empresa, pois representa as obrigações desta para com seus proprietários. Compreende elementos como o capital, reservas e outros que se destinam aos sócios, acionistas e a qualquer pessoa física relacionada à empresa. Essas obrigações, por si só, demonstram o que realmente cada um dos proprietários possui.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar Administrativo Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.