Fechando o caixa
Ao término do seu expediente, é necessário que você produza o Relatório de Fechamento de Caixa (Formulário 4). Nesse documento, constam as quantias em espécie, cheques, vouchers e outras formas de pagamento recebidas ou despendidas durante o seu turno, bem como os recursos existentes no encerramento.
Outros documentos emitidos durante o dia (tais como cheques, saques e outros) devem ser considerados como informações complementares às movimentações financeiras e seus valores deverão ser incluídos no RFC - Relatório de Fechamento de Caixa.
Antes de qualquer entrega ao Controle ou à Tesouraria, estas informações precisam passar por uma análise detalhada. É necessário que o valor seja em dinheiro e que corresponda exatamente à quantia existente no caixa naquele momento.
Exemplificando:
No Relatório de Fechamento de Caixa, constam os montantes de R$ 1.200,00 em numerário e R$ 800,00 em cheques. Estes serão os valores exatos a serem contabilizados em cada item ou modalidade de pagamento.
Se forem descortinados R$ 800,00 em espécie e R$ 1.200,00 em títulos bancários, estará fora dos padrões a soma de ambos os montantes, que dá um total de R$ 2.000,00.
Então, qual o problema já que o valor bate?
Se esta situação for constatada, pode-se inferir que alguém cambiou um cheque depois do fechamento do caixa. Dessa forma, essa pessoa se apropria de "dinheiro real" e o estabelecimento passa a ter um risco em cheques.
O estabelecimento não é agência bancária. Assim, obedeça às orientações do administrador no que diz respeito a isso.