Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

O Controle de Entrada/Saída dos Sócios na Portaria do Clube

Procedimento Básico no Atendimento Pessoal

Compreender a variação entre os membros que frequentam o clube torna fundamental que o porteiro futuro tenha assimilado o conteúdo apresentado na primeira lição do curso, intitulada "Procedimento Básico no Atendimento Pessoal". É vital compreender como servir esses sócios na portaria.

Identificação de sócios e visitantes

O porteiro deve sempre receber os visitantes com cortesia e gentileza, cumprimentando-os e pedindo que apresentem a cédula social. Esta cédula contém um número de registro que deve ser anotado na planilha de controle de acesso da portaria. Se o clube tiver um sistema eletrônico, o cartão deverá automaticamente liberar a entrada, coletando e armazenando todos os dados de entrada e saída dos associados no sistema de automação do estabelecimento.

É primordial que se mantenha um alerta ao tratar do clube de acesso restrito. O sistema de identificação dos associados será ineficaz caso alguém acompanhante não faça parte do quadro societário do clube. Tal ocorrência permitiria que pessoas usufruíssem da infraestrutura do clube sem necessidade de associação. Entretanto, em eventos e confraternizações, é necessário que os convites sejam emitidos pelo clube, numerados e nominados. Além disso, a portaria deverá manter uma lista dos presentes. Por fim, quando houver veículos envolvidos, a placa dos mesmos deverá ser anotada e os indivíduos receberão uma identificação de "Visitante", a ser colocada no retrovisor interno ou outro local visível.

Comportamento Profissional

É notório que o papel desempenhado pelo porteiro de clube envolve um contato direto com os associados. Costuma-se dizer que as pessoas que frequentam esses estabelecimentos têm um nível sócioeconômico e cultural elevado, exigindo do porteiro que ele se comporte de uma maneira profissional e discreta, evitando assim qualquer forma de intimidade.

É importante ter em mente que, em relação aos sócios que frequentam o clube diariamente e se tornam bastante conhecidos, não é necessário apresentar a cédula social. No entanto, se outros membros descobrirem ou notarem essa conduta, cobrarão do porteiro por tal inobservância. Para evitar um possível desgaste profissional, todos devem seguir a mesma regra.

Verificação de Veículos e Animais Domésticos

Ao se realizar um evento no clube, é imprescindível a verificação de veículos na portaria. Para isso, é feita uma inspeção visual do interior do carro e do compartimento traseiro, visando impedir a entrada de bebidas alcoólicas, fogos de artifício ou outros itens que possam ameaçar a integridade dos convidados.

A questão dos animais domésticos é um desafio delicado de tratar. De acordo com as regras do clube, a entrada de pets é vedada para ambos sócios e visitantes. Assim, é necessário verificar os carros para confirmar se algum deles não está transportando um animal.

Relatórios de Ocorrências

Quando existirem casos em que o sócio se recuse a mostrar a tessera de associado; entrar no clube com um cão de estimação; realizar manobras hostis com o automóvel na portaria ou nas dependências do clube; ou ingressar sem aprovação da gerência ou do diretor de plantão (quando o sócio estiver impedido ou suspenso de frequentar o clube por alguma justificativa), o porteiro deverá elaborar um relatório descrevendo os acontecimentos e encaminhá-lo à diretoria. Dado o caso e a gravidade dos fatos, o associado poderá ser advertido ou punido, e, em caso de reincidência, sofrer uma suspensão ou expulsão.

Conclusão

Fica patente que as incumbências na portaria não se limitam ao acolhimento, mas também à cobrança, fiscalização, vigilância e responsabilidade. Logo, é importante que quem execute esse serviço mantenha sempre uma conduta adequada e profissional. Os exemplos aqui descritos evidenciam isso.



Este artigo pertence ao Curso de Porteiro Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.