Perfil do Almoxarife
A chefia de almoxarifado é responsável por supervisionar, planejar e executar o controle de estoque e a distribuição de bens e materiais para uma determinada corporação. Ele realiza essas funções para companhias que possuem produtos e mercadorias destinados à diferentes segmentos.
Gerente de Estoque: Supervisão e Coordenação
O papel do gerente de estoque envolve a supervisão das atividades dos colaboradores, engajamento no transporte, recebimento, armazenamento e teste de materiais e faturas. Sua responsabilidade abrange a segurança do desenvolvimento, juntamente com a implementação de programas de segurança. Além disso, emite atribuições e ordens de revisão de trabalho, faturas, confirma relatórios e monitora a distribuição de materiais ou produtos.
Entrevistar candidatos para operar o estoque e cargos de supervisão também faz parte das responsabilidades do gerente. É importante garantir que esses candidatos atendam às expectativas de serviço. Posteriormente, o gerente seleciona, contrata, treina e, se necessário, realiza demissões de funcionários que não atingem os padrões de desempenho necessários.
Outra função crucial é a colaboração com outros chefes de departamento, como vendas, compras, produção e controle de registros. Essas reuniões visam manter as atividades do armazém coordenadas e funcionando perfeitamente.
A segurança e eficiência do armazém também estão sob a responsabilidade do gerente de estoque. Isso inclui a supervisão das frotas de equipamentos e veículos, bem como a ordenação de substituições ou manutenção quando necessário.
Gerente de Almoxarife: Programação e Relacionamento com Clientes
O gerente de almoxarife dedica parte de seu tempo à programação dos funcionários e motoristas de entrega. Além disso, resolve problemas relacionados a pessoal, orçamento e planejamento para atender às metas estabelecidas. Outras responsabilidades incluem a supervisão dos funcionários do armazém e dos supervisores, bem como reuniões com os clientes para determinar suas necessidades e exigências.
Habilidades em comunicação, resolução de problemas, tomada de decisões, organização e obtenção de informações são essenciais para se tornar um profissional de almoxarife. Além disso, é importante ter boas habilidades interpessoais, sendo agradável, cortês e paciente ao lidar com trabalho sob pressão.
Atividades de trabalho
As atividades realizadas pelos profissionais de almoxarife incluem:
Supervisão, treinamento e contratação de funcionários para trabalhar no armazém, como operários, operadores de equipamentos, funcionários ou agentes de controle de estoque.
Agendamento de funcionários, motoristas de caminhão e declives, organizando entregas e agendamentos de uso de docas de carregamento e equipamentos mecanizados, como empilhadeiras.
Garantir o cumprimento de todos os regulamentos de segurança, tanto em relação à segurança pessoal quanto à segurança do inventário.
Reuniões com clientes novos e existentes para determinar suas necessidades de espaço de armazenagem, celebração de contratos de armazenamento e inserção de informações em programas de software para monitorar o uso das instalações.
Perfil e Competências do Profissional de Almoxarife
Em geral, os profissionais de almoxarife executam trabalhos físicos e frequentemente atuam em grandes edifícios de armazenamento e armazéns. Além disso, desempenham outras tarefas relacionadas à preparação para o armazenamento de mercadorias e ao controle de sua localização. Eles classificam as mercadorias com base em condição, tamanho, forma, cor, código, entre outros critérios. Em seguida, transportam as mercadorias para as áreas designadas e as armazenam em galpões ou prateleiras.
Para ser um profissional de almoxarife, é necessário ter força física e estar ciente dos procedimentos de segurança ao operar máquinas e equipamentos. É fundamental ter habilidades de escuta e seguir instruções, bem como ser capaz de trabalhar de maneira rápida e eficiente. Essas são apenas algumas das competências essenciais para esse profissional.
E veja também: