Passo 7: SEO on-site
Vou abordar brevemente este assunto aqui, mas não entrarei em detalhes profundos, uma vez que estamos apenas aprendendo o básico.
Off-site SEO é basicamente backlinking. Você direciona backlinks de outros sites para o seu, para gerar tráfego e isso ajuda a melhorar a sua posição no Google.
On-site SEO é um pouco diferente. Na prática, significa otimizar seu site e, em vez de gerar tráfego de outros sites, você gera tráfego dentro do seu próprio. Mas como?
Por exemplo, você pode criar links entre as páginas do seu site, chamados de internal links (links internos). Por exemplo: sua página sobre treinamento de cães pode ter um link interno para uma página em seu site que fale sobre "alimentação correta para o seu cão". Isso ajuda a construir uma base sólida no ranking do Google e seus visitantes encontrarão informações mais rapidamente.
Além disso, você vai querer que o título de cada post/artigo/publicação contenha a palavra-chave, certo? Eu mencionei isso no capítulo "Criando Conteúdo", mas você deve ter certeza de que sua palavra-chave apareça várias vezes por página.
Há vários plugins no WordPress que podem ajudar a otimizar o seu site. Você pode experimentar o "Platinum SEO" ou "All-in-One SEO". Ambos funcionam bem, mas você não precisa usar os dois simultaneamente.
Para encontrar um novo plugin no WordPress, vá à aba Plugins no lado esquerdo do painel de controle administrativo.
Por último, adicione algumas imagens! Todos gostam de imagens ou fotos, e, quando incluídas em seus artigos, elas podem ajudar o Google a entender do que se trata o conteúdo. Apenas tenha cuidado para preencher e usar o texto alternativo de uma imagem. Esse é o texto de descrição da imagem, que o Google também utiliza para se orientar nas buscas e compreender do que se trata a imagem.