Organizando os depósitos bancários
Após finalizar o caixa, você precisará preparar os documentos para o depósito bancário. Como será necessário montar um novo Fundo de Caixa no dia seguinte, é importante que você verifique com a Tesouraria ou Controle qual o montante total que ficará no estabelecimento.
Conserve as cédulas de menor valor em quantidade adequada. Caso seja necessário, troque dinheiro para isso. Para o restante, faça um depósito bancário, em dinheiro ou com cheques.
Dica: O dinheiro disponível na casa deve atender não só às necessidades do caixa, mas também às outras necessidades: pagamentos previstos, vales, caixa pequeno para as despesas eventuais, etc.
Neste momento, você deve garantir que os depósitos de cheques estejam aptos para pagamento e posteriormente checar se o montante dos mesmos corresponde à quantia total indicada no seu relatório de cheques recebidos neste dia.
O mesmo procedimento serve para os valores em dinheiro: o total dos depósitos, mais o valor para as necessidades do dia seguinte, deve ser igual ao seu relatório de encerramento do dia.
Dica: Nunca deposite um cheque que não tenha sido antes registrado no seu Controle de Cheques Recebidos.