Custo Frete e Seus Tipos
A logística de produtos é fundamental para a empresa, pois o custo do transporte é decisivo no preço final. É necessário ter em conta todos os gastos para a movimentação do produto até à empresa que o adquiriu. A escolha de quem paga o frete e o modal são itens essenciais na aquisição.
Condição de Frete: A escolha entre CIF ou FOB para frete depende do comprador/vendedor. Normalmente, o comprador preferia CIF (pagando o frete pelo vendedor), mas agora há uma economia no frete, com o comprador assumindo a responsabilidade e controle do transporte. Dias (1993) afirma que a tendência é optar por CIF, mas o custo alto de transporte está gerando uma pressão para transferir esses custos para o comprador, assim negociando FOB.
Frete Próprio ou Terceirizado: O comprador deve avaliar a possibilidade de transporte próprio para responsabilidade pelo frete, considerando custos como motorista, combustível, pedágio e riscos de avaria. O estudo de rota visa a redução do custo do transporte, por meio da minimização do percurso e tempo de entrega. Segundo Ballou (1993), possuir ou alugar uma frota de veículos resulta em menores custos e melhor desempenho na entrega. O gerenciamento da frota visa à melhor utilização, que se traduz em menos caminhões e custos operacionais reduzidos.
Quando opte por transporte terceirizado deve ser analisado o equilíbrio de três fatores, que são:
- Custos da transportadora pelo serviço prestado;
- A qualidade do serviço executado, como o cuidado com o manuseio do produto, se a embalagem está apropriada para o modal escolhido;
- O tempo de entrega é importante para determinados produtos, devido à vida útil do produto.
Na contratação de serviços de frete, documentação, auditoria, consolidação de fretes e negociação dos preços são assuntos de grande importância. As variáveis a serem consideradas para redução dos valores dos fretes incluem o volume transportado, contratos de fidelidade e concorrência entre as transportadoras.
Escolha do Modal: A escolha do modal de transporte deve ser analisada pelo comprador, levando em consideração o tempo de entrega, custo, dimensões físicas, necessidade do produto e condições de transporte. Segundo Ballou (1993, p.326), a escolha é baseada nesses fatores.:
Rodoviário: destinado a volumes menores, ou produtos de maior sofisticação que exigem prazos relativamente rápidos de entrega.
Ferroviário: destinado a volumes maiores e que possuem custo unitário baixo.
Aeroviário: destinado a pequenos volumes e que possuem classificados em “cargas nobres”.
Hidroviário ou Marítimo: deverá levar produtos de baixíssimo custo unitário, cujo tempo de realização e operação não fosse fator preponderante no encarecimento da mercadoria.
Na composição do preço do produto, o frete tem certa relevância, e para que esse frete seja contabilizado no produto de forma justa, existem algumas formas de fazer o rateio do frete entre os produtos, para que o preço do produto não fique fora dos padrões de mercado.
Rateio do Frete: A primeira forma é alocar o custo do frete pelas unidades, ou seja, é dividido o valor total do frete entre o número de unidades total que foi comprado e transportado. Esta técnica porém, não é muito eficiente, pois o valor do frete de alguns produtos com mais valor agregado será o mesmo de produtos mais baratos. Outra técnica é feita através do volume transportado, este modo é mais viável quando se transporta produtos com maior distinção de tamanho. Neste caso existe a necessidade de saber o volume ou o peso da cada produto, para que o rateio do frete seja feito proporcionalmente ao volume de cada item.
A técnica de rateio proporcional ao valor pago na compra por cada item consiste em alocar o valor do frete ao produto conforme sua porcentagem de custo da compra total. Por exemplo, o produto A com 10 peças totalizando R$ 100,00 corresponde a 6% da compra e teria um custo total unitário de R$ 11,68 (R$100,00 + R$16,80 de frete). O produto B com 20 peças totalizando R$ 600,00 representando 35% da compra teria um custo unitário de R$ 34,90 (R$600,00 + R$105,00 de frete). O produto C com 40 peças totalizando R$ 1.000,00 representando 59% da compra teria um custo total unitário de R$ 29,13 (R$1.000,00 + R$165,20 de frete).
Observe que a soma de todos os custos já alocados seria de R$ 1.980,00, que é igual à soma do custo de aquisição das compras de R$ 1.700,00 mais o custo do frete de R$ 280,00.
Veja também esta aula complementar sobre cálculo de frete: