A Composição da Imagem
MARCA DE PARALAXE - EQUIPAMENTOS AMADORES
É possível que ocorram cortes na composição das imagens capturadas por câmeras compactas, devido ao fato de que a imagem não passa pela objetiva e, consequentemente, pode haver um erro de paralaxe. Para solucionar esse problema, essas câmeras possuem Marcas de Paralaxe, que são marcas de segurança para delimitação do quadro e garantem que a composição não sofra cortes indesejados.
REGRA DOS TERÇOS
Uma técnica bastante empregada pelos fotógrafos para melhorar o enquadramento é a regra dos terços. Essa técnica consiste em dividir a composição em partes iguais, tanto na horizontal quanto na vertical, obtendo nove áreas imaginárias. O objetivo principal da foto deve ser colocado no centro de uma dessas áreas, a fim de obter uma composição equilibrada e harmoniosa. Essa técnica é amplamente utilizada por sua simplicidade e eficácia na obtenção de uma boa imagem.
DINÂMICA DA DIREÇÃO
O autor utiliza uma técnica peculiar em suas fotografias, na qual o objetivo principal é descentralizado, permitindo um maior destaque para o olhar ou um objeto em movimento.
É possível perceber que nas imagens da esquerda há uma composição desagradável e estranha. Na foto da serpente, não é possível visualizar o que ela está olhando, enquanto na imagem do piloto corajoso, a falta de espaço no sentido do movimento prejudica a imaginação quanto à altura e destino dele. Contudo, uma leve descentralização, exemplificada nas fotos da direita, corrige a composição adequadamente.
ÂNGULOS DE ABORDAGEM
Ao escrever, é importante lembrar que ao abordar um assunto de forma muito superior, pode-se diminuí-lo. Ao adotar uma perspectiva equilibrada e ao nível do olhar, é possível estabelecer uma relação de igualdade e respeito mútuo.
Quando se trata de ângulos, aqueles que estão abaixo do objeto em questão tendem a aumentar sua relevância, tornando-os mais imponentes, superiores ou destacados.
ENQUADRAMENTO
A seguir, serão expostos alguns enquadramentos muito populares para as técnicas de cinema e de produção de vídeo: Geral, Médio, Americano, Portrait, Close e Big Close. O corte do enquadramento leva em consideração o elemento humano. No Plano Geral, interessa é captar o máximo possível da cena. No Plano Médio, limita-se à altura da pessoa. No Americano, da cintura ao final da cabeça. No Portrait ou retrato, enquadra-se a partir do peito. No Plano de Close, limita-se o quadro na cabeça e no Big Close, praticamente, só a expressão.
ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO
Apresentaremos alguns elementos que podem ser explorados na composição.
1. FORMA
A fim de destacar a meta central da obra, é importante estabelecer diferenças entre a meta principal e o plano de fundo, a fim de realçar a forma. A intenção nítida do artista guiará o olhar do espectador.
2. LINHA
Em alguns casos, é possível desviar o foco principal da imagem e ainda assim evidenciar o objetivo pretendido. A descentralização pode ser uma técnica eficaz para chamar a atenção do observador.
A disposição de alinhamentos, retas e curvas direcionam o olhar do observador em direção ao foco principal do objeto em questão.
3. TEXTURA
Enquanto o primeiro objeto se destaca por sua forma, em algumas ocasiões, como na natureza morta próxima, essa composição pode não ser alcançada devido às cores idênticas. Nesses casos, é possível destacar as diferenças de texturas para criar um efeito visual interessante. A variação de texturas pode despertar a curiosidade e enriquecer a imagem.
4. DIMENSÃO E ESPAÇO
Ao cobrir a imagem à direita com a imagem à esquerda, que apresenta um objeto desconhecido, torna-se evidente que o observador não pode deduzir suas dimensões. Essa percepção também é necessária para objetos fractais, como cachoeiras, árvores, insetos e rachaduras em paredes, que requerem uma referência conhecida para proporcionar uma compreensão adequada de seu tamanho e proporção.
Exercício Prático 9: Escolha uma das formas de composição, faça uma foto e explique sua intenção.