Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

Um Mundo de Massas: Conheça as 5 Variedades de Massa de Bolo

Está ciente que existem várias variedades de massa de bolo? Cada uma possui suas peculiaridades, e a escolha deve ser feita baseada no tipo de bolo que pretende criar. As diferentes massas de bolo influenciam profundamente no produto final, proporcionando não apenas sabores distintos, mas também texturas únicas e apropriadas para cada evento. Destacamos cinco tipos de massa de bolo frequentemente utilizadas por especialistas em confeitaria:

Pão de ló

Descrição da imagem

O popular pão de ló, também referido como "bolo esponjoso", é uma espécie de bolo (que também pode ser classificado como uma sobremesa) criado pelo chef italiano Giovan Battista Cabona. Na sua versão original, a receita contava com a utilização de ovos, açúcar e farinha de trigo, e não incluía fermento ou xarope. Acredita-se que foi inventado na segunda metade do século XVIII, quando Cabona foi enviado à Espanha pelo marquês Domenico Pallavicino (nomeado embaixador em 1747 pelo monarca espanhol Fernando VI). Em homenagem à corte espanhola daquele tempo, o chef presenteou o rei com um bolo extraordinariamente suave que nomeou como Pan di Spagna, durante um banquete real.

Existe ainda uma outra narração relativa à proveniência do pão de ló. No século XVI, navegadores portugueses aportaram no Japão, onde descobriram uma receita oriental que levava o nome de "castella ou castera", um doce típico que incorporava claras batidas em castelo - uma forma mais consistente do que as claras em neve - e mel. A partir dessa experiência, os portugueses conceberam o pão de ló. O título do prato foi inspirado por um tecido daquela era, que era extremamente fino e suave, tal como a textura do preparo da receita.

Reino Unido e EUA: O Sponge Cake é a iguaria mais similar ao pão de ló na gastronomia do Reino Unido e de outras nações de língua inglesa, incluindo a culinária norte-americana.

No Japão, o pão de ló foi introduzido com o nome de Pão de Castela, adquirindo a denominação de "castella" (pronunciado como castera) em função das claras em castelo, que apresentam uma consistência mais firme do que as claras batidas em neve. Com o passar do tempo, esse doce se tornou um dos mais emblemáticos do país, sendo hoje conhecido como Kasutera.

Em Portugal, há diversas variações da receita de pão de ló, que se transformaram em ícones de determinadas regiões. Alguns exemplos são o pão de ló de Arouca, Ovar, Margaride (Felgueiras) e Alfeizerão. Além dessas, existe uma alternativa não convencional dessa receita, intitulada "pão de ló à brasileira". Esta última usa uma quantidade reduzida de ovos e difere significativamente da versão original.

A fórmula clássica é generosa em ovos, e todos os componentes são inseridos em um recipiente e posteriormente cozidos em banho-maria. No entanto, esse método de preparo foi deixado de lado com o passar do tempo.

Descrição da imagem

Apesar das diferenças de nome, ingredientes, local ou nação, é constantemente uma maravilha. O bolo é uma das especialidades mais tradicionais da arte da confeitaria, proporcionando uma textura suave e agradável e uma excelente estrutura. A distinção do pão de ló em relação a outros bolos está na constituição da sua massa. Atualmente, o pão de ló é preparado com ovos, açúcar, farinha de trigo e fermento, podendo ainda receber a adição de algum fluido, como leite, suco de laranja ou água, de acordo com a receita. O aumento em volume da massa provém das claras que, ao serem batidas, encapsulam o ar e se expandem. Por outro lado, outros bolos com massa mais densa são elaborados com ovos, líquidos, farinha e uma grande quantidade de gordura, sendo o aumento do volume da massa proporcionado pela adição de fermento em pó.

A massa possui um amplo espectro de aplicações e permite a criação de inúmeras receitas, bastando empregar um pouco de imaginação. O pão de ló, por exemplo, pode ser enriquecido com adições à receita, como extrato de baunilha e raspas de limão, conferindo um sabor único à massa.

Dicas para um pão de ló perfeito:

→ Recomenda-se que você bata os ovos vigorosamente. Se estiver ao seu alcance, utilize a batedeira por aproximadamente 15 minutos, até que a mistura duplique de volume e se torne uma combinação luminosa e de coloração clara.

→ A farinha deve ser adicionada delicadamente depois de peneirada.

→ Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.

→ É imprescindível medir os ingredientes e observar o tempo apropriado para a adição de cada um na preparação.

Receita — Massa Base de Pão de Ló

Ingredientes

— 4 ovos

— 2 xícaras de chá de farinha de trigo

— 2 xícaras de chá de açúcar

— 1 colher de sopa de fermento em pó

— 1 xícara de chá de água fervente

Modo de Preparo

1 — Separe as claras das gemas.

2 — Bata as claras em neve e reserve.

3 — Adicione as 4 gemas à xícara de chá de água fervendo em uma tigela grande de batedeira. Continue batendo até que forme uma espuma volumosa.

4 — Continue batendo e aos poucos, adicione o açúcar.

5 — Gradualmente, ao longo de alguns minutos, acrescente a farinha de trigo com cuidado, e prossiga com o processo de mistura até obter uma massa uniforme (isso deve levar cerca de 10 minutos).

6 — Desconecte o mixer, integre o fermento químico, as claras batidas em ponto de neve e, com o auxílio de uma espátula de madeira, agite suavemente em padrões circulares, partindo do fundo para o topo.

7 — Passe manteiga na forma e polvilhe com farinha de trigo.

8 — Adicione a massa e agite vigorosamente a assadeira com a massa em uma superfície sólida várias vezes para remover possíveis bolhas de ar que podem se expandir e resultar na ruptura do bolo ao desenformar.

9 — Coloque no forno, previamente aquecido em temperatura elevada, e permita que asse nessa condição por 10 minutos.

10 — Depois de 10 minutos, reduza para a temperatura média e permita que cozinhe por cerca de 20 minutos adicionais.

11 — Para verificar o ponto de cozimento do bolo, insira um palito no centro do mesmo. Se o palito estiver úmido ao retirar, isso indica que necessita de mais tempo no forno.

12 — Assim que o palito estiver seco, desative o forno e remova o bolo com precaução.

13 — Espere esfriar para desenformar.

Utilize o recheio e cobertura que desejar!

Veja abaixo alguns vídeos de receitas de pão de ló:

Massa Amanteigada

Descrição da imagem

Este é, provavelmente, a variedade de massa para bolo mais apreciada em todo o mundo. Apresenta uma estrutura definida, mas ao mesmo tempo é leve e possui um sabor singular. É ideal para a confecção de bolos com múltiplas camadas, pois suporta eficientemente o peso de diversas bases de massa e recheios. Essa massa também é perfeita para criar bolos com pasta americana, bolos esculpidos, cupcakes e mini bolos. Sua estrutura acomoda bem a inclusão de frutas, brigadeiros e castanhas, sem que esses ingredientes afundem na massa. O devil’s food cake, um bolo de chocolate tradicional, é um ótimo exemplo de sua aplicação.

A confecção de uma massa de bolo amanteigada requer a inclusão de algum tipo de gordura, normalmente manteiga ou margarina, mas pode-se também optar por óleo ou outra gordura. Nos primórdios, os bolos só se elevavam através do ar que se incorporava na manteiga e nos ovos durante a etapa de mistura. Atualmente, a grande parte dos bolos leva algum tipo de fermento, e adota técnicas de mistura apropriadas para resultar num bolo arejado e com uma textura apelativa.

Receita — Bolo com Massa Amanteigada

Ingredientes

— 4 ovos

— 2 xícaras de açúcar

— 180 gramas de manteiga

— 1 xícara de leite

— 3 xícaras de farinha de trigo

— 1 colher de fermento em pó

Modo de Preparo

1 — Bata as claras em neve e reserve.

2 — Despeje os ovos, o açúcar e a manteiga no aparelho de bater, e processe até transformar em uma mistura cremosa.

3 — Em seguida, com cuidado, incorpore a farinha de trigo e o leite, misturando até obter uma massa uniforme.

4 — Adicione as claras em neve nessa massa e misture delicadamente.

5 — Agora, acrescente o fermento em pó.

6 — Leve ao forno pré-aquecido em 180º por aproximadamente 40 minutos.

Veja abaixo alguns vídeos de receitas de massa amanteigada:

Receita - Devil’s food cake

Descrição da imagem

O Devil’s Food Cake, também conhecido como 'Bolo Comida do Diabo' ou simplesmente 'Bolo do Diabo', caracteriza-se por ser uma sobremesa de chocolate, rica e luxuosa, de textura leve e umidade ideal, feita em várias camadas. Perguntando-se sobre a peculiaridade deste assustador nome? A resposta é clara: é uma doçura tão irresistível que pode-se dizer que é uma tentação diabólica. Afinal, estamos falando de um bolo composto por camadas de chocolate, recheado com chocolate e ainda coberto por chocolate! A origem desta iguaria remonta ao início do século XX nos Estados Unidos, sendo a primeira receita documentada em 1905.

Hoje em dia, é complexo discernir um autêntico Devil's Cake de um bolo de chocolate comum, devido às modificações na receita e à disponibilidade dos ingredientes que eram comumente usados no século XX. Contudo, existem algumas peculiaridades que podem auxiliar na identificação de um verdadeiro Devil's Cake. Este bolo costuma ser mais úmido e leve que outros bolos de chocolate, e em vez de usar achocolatado, a receita tradicionalmente inclui chocolate em pó e café para realçar o sabor. A utilização de água quente como principal líquido, ao invés de leite, também distingue esta receita.

Interessante, não é? Diferente do bolo do diabo, há uma versão chamada Angel Cake (bolo do Anjo). Este tem uma coloração mais clara, podendo lembrar um sponge cake (pão-de-ló), e sua popularidade se iniciou nos Estados Unidos no final do século XIX. A denominação "bolo do Anjo" é devida à sua textura leve e aerada, frequentemente associada à "comida dos anjos".

Retomando ao assunto do bolo "maligno", há relatos que o Devil's Cake tem uma conexão estreita com o Red Velvet (o famoso bolo de veludo vermelho que detalhamos na aula de Cupcakes). Em alguns compêndios culinários mais antigos, as denominações eram usadas de forma intercambiável. Atualmente, os bolos Red Velvet apresentam sua cor característica devido ao uso de corante, mas, mesmo sem este ingrediente, a reação

Atualmente, notamos que a maior parte dos bolos Veludo Vermelho aproveita o uso de corantes. No entanto, mesmo sem o uso destes, a interação entre o vinagre e a coalhada tende a intensificar as antocianinas, que estão presentes no chocolate. Quando integrado aos bolos, o componente ácido provoca a coloração avermelhada do chocolate durante o processo de cozimento. Em uma época onde o chocolate mais simples era comercializado em larga escala, a tonalidade vermelha era mais acentuada. Pode-se sugerir que esta "coloração natural" tenha inspirado o nome "Veludo Vermelho", bem como o do "Devil's food", e outros bolos similares de chocolate.

Ingredientes - Massa

— 150 gramas de açúcar refinado

— 225 gramas de farinha de trigo

— 50 gramas de chocolate em pó

— 100 gramas de açúcar mascavo escuro

— 125 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente

— 1/2 colher de chá de fermento em pó

— 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

— 2 colheres de chá de extrato de baunilha

— 2 ovos

— 250 ml de água quente

Ingredientes - Cobertura e Recheio

— 175 gramas de manteiga sem sal

— 300 gramas de chocolate meio amargo picado

— 125 ml de água

— 30 gramas de açúcar mascavo

Modo de Preparo

1 — Adicione o chocolate em pó e o açúcar mascavo em uma vasilha.

2 — Depois, adicione a água fervente.

3 — Bata até misturar bem e reserve.

4 — Em um outro recipiente, adicione a manteiga e o açúcar refinado, e continue batendo até atingir uma consistência suave e aerada.

5 — Passe a farinha, o fermento e o bicarbonato por uma peneira, em uma tigela separada. Combine-os e mantenha à parte.

6 — Adicione o extrato ou a essência de baunilha à combinação de creme de manteiga e açúcar. Mexa até obter uma mistura homogênea.

7 — Insira um ovo e misture até que esteja completamente integrado à massa. Adicione o segundo ovo e faça o mesmo.

8 — Integre os ingredientes secos que foram previamente combinados e, a seguir, adicione a preparação de chocolate que foi posta de lado.

9 — Aplique manteiga em duas formas circulares de 20 cm cada, ou, se preferir, use apenas uma forma redonda de tamanho grande.

10 — Distribua a mistura do bolo em duas partes (se estiver usando duas formas) e coloque-as em um forno já preaquecido a 180°C. Mantenha por cerca de 30 minutos ou até que um palito inserido saia completamente limpo.

11 — Uma vez que tenha terminado o cozimento, retire do forno, deixe resfriar, e desforme os bolos.

12 — Para preparar o enchimento e o topping: adicione a água, o açúcar mascavo e a manteiga em uma panela, mantendo o fogo suave.

13 — Assim que começar a borbulhar, apague o fogo e introduza o chocolate já fatiado. Misture vigorosamente para garantir que o chocolate se derreta por completo.

14 — Deixe esfriar, mexendo de vez em quando.

Montagem

1 — Trime a seção de cima dos dois bolos, visando obter uma superfície uniforme.

2 — Distribua 1/3 do preenchimento sobre uma das camadas e, em seguida, posicione a outra camada de bolo por cima. Recubra-a completamente com a cobertura.

3 — Caso você tenha preparado apenas um bolo, divida-o em duas partes, criando dois círculos.

4 — Recheie e cubra-o com a mistura de chocolate.

Veja abaixo alguns vídeos de receitas de Devil’s food cake:

Chiffon

Descrição da imagem


A massa Chiffon permite a confecção de um bolo tenro, aveludado, delicioso e mais compacto e robusto do que a massa de pão de ló. Seu criador, o norte-americano Harry Baker, deu vida a esta receita há 86 anos, tornando-a popular mundialmente. Baker cedeu sua fórmula a uma das gigantes da indústria alimentícia global, a General Mills.

Na versão tradicional, as claras são misturadas separadamente no final da confecção. Contudo, é imprescindível aguardar para whisked-los somente quando for necessário utilizá-las.

O chiffon cake é extremamente leve, tornando-se uma opção perfeita para ser saboreado puro ou sem cobertura durante um chá ou café da tarde, e até mesmo se transforma em um belo bolo de comemoração se adicionadas decorações e camadas internas delicadas. Essa massa também é a escolha ideal para a produção de cupcakes. Ao contrário dos bolos feitos com manteiga, o chiffon é elaborado com óleo vegetal, o que resulta em uma textura úmida e que preserva a sua leveza por muitos dias, mesmo quando refrigerado. Esta é a massa perfeita para a elaboração do adorado Naked Cake.

Há uma variedade de técnicas utilizadas na confecção de um bolo. Para o bolo de massa chiffon, duas dessas técnicas são aplicadas: a primeira é a técnica "creme", realizada misturando inicialmente os ingredientes oleosos e cremosos e, subsequentemente, os ingredientes secos são incorporados; a segunda é a técnica "3 estágios", na qual se inicia combinando os ingredientes secos, seguido pela adição dos ingredientes cremosos e das claras em neve, e finalizando com o leite.

A fim de alcançar a textura suave e aerada de um bolo Chiffon, é crucial a criação de uma emulsão, que é obtida pela combinação dos ingredientes à base de óleo e líquidos. Posteriormente, acrescentam-se as claras em neve.

Receita — Bolo Chiffon de Limão

Ingredientes

— 7 ovos (gemas e claras separadas)

— 1 colher de sopa de extrato de baunilha

— 1/2 xícara de óleo de canola ou outro óleo vegetal

— 1/2 xícara de água

— 1/4 xícara de suco de limão

— Raspas de 1 limão-siciliano

— 1 xícara de açúcar refinado

— 1/2 xícara de açúcar cristal

— 1 colher de sopa de fermento em pó

— 2 xícaras de farinha sem glúten

— 1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 — Pré-aqueça o forno a 170˚C.

2 — Coloque em uma tigela as gemas, o óleo, a água, a baunilha, o suco de limão e as raspas. Misture tudo utilizando um fouet.

3 — Adicione o açúcar cristal, a farinha peneirada e o fermento.

4 — Com uma pitada de sal, bata as claras até atingirem a consistência de neve. Quando começarem a formar espuma, comece a incorporar gradualmente o açúcar refinado, até obter picos consistentes.

5 — Integre 1/3 das claras à massa utilizando o batedor de ovos até alcançar uma consistência uniforme. Com delicadeza, incorpore o restante com a ajuda de uma espátula.

6 — Deposite a mistura em uma forma com um buraco central amplo, aproximadamente 23 cm de diâmetro, e leve para assar por mais ou menos 60 minutos, ou até que um palito inserido saia limpo.

7 — Remova do forno e permita que esfrie com o recipiente invertido (o bolo descolará por si só.)

8 — Polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir.

Apresento a você uma fórmula culinária para um bolo chiffon isento de glúten, mas se quiser, pode optar por incorporar farinha de trigo!

Veja abaixo alguns vídeos de receitas de massa Chiffon:

Preparo — Bolo Pelado de chocolate e recheio de leite em pó

Descrição da imagem

O "Naked Cake", ou "bolo despojado", é um tipo de bolo que não possui cobertura, e sua decoração se dá apenas através de um recheio cremoso, frutas ou brigadeiros no topo. E para preparar essa bela obra de confeitaria, a massa chiffon, que você acabou de aprender, é a melhor escolha!

O semi naked cake, além do naked cake, está se tornando extremamente popular atualmente. Como sugerido pelo nome, é um bolo que possui uma cobertura quase inexistente, com apenas uma camada sutil. Essa camada fina pode ser preparada com chantilly tradicional, merengue ou até buttercream. A técnica consiste em alinhar e remover o excesso de cobertura com ferramentas como espátula, um levantador de bolo ou mesmo uma simples régua.

Ingredientes — Massa

— 1 xícara de chá de óleo vegetal

— 6 ovos

— 1 copo de açúcar

— 1 xícara de chá de achocolatado em pó

— 4 xícaras de chá de farinha de trigo

— 2 copos de água morna

— 2 colheres de sopa de fermento em pó

Ingredientes — Recheio

— 3 caixas de leite condensado

— 1 lata de creme de leite

— 10 colheres (sopa) de leite em pó

Ingredientes — Cobertura

— 150 gramas de chocolate meio amargo picado

— 1 caixa de creme de leite

— 1 caixa de leite condensado

- Frutas vermelhas frescas para decorar

Modo de Preparo

1 — Misture o óleo, os ovos, o açúcar e o achocolatado utilizando a batedeira.

2 — Inicie incorporando gradualmente a farinha, alternando com a água, e misture até obter uma consistência uniforme.

3 — Adicione fermento em pó e mexa.

4 — Transfira a massa para uma forma circular alta (com 20 cm de diâmetro), já untada e polvilhada com farinha, e coloque para assar em forno já aquecido a 180 ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja firme (utilize o teste do palito para confirmar).

5 — Uma vez que esteja devidamente preparado, permita que esfrie. Após resfriado, divida a massa em 3 partes e comece a montar o bolo alternando as seções com o recheio. Empregue um saco de confeitar, para aprimorar a aparência e facilitar o processo. Aplique a cobertura e enfeite com frutas vermelhas, ou, se preferir, pode usar brigadeiros!

Recheio

1 —Combine todos os componentes em uma panela e coloque-a em fogo moderado, agitando continuamente, até atingir uma consistência mais densa (como a de um brigadeiro). Permita que esfrie.

Cobertura

1 — Coloque os ingredientes em fogo lento, agitando constantemente, até que adquiram uma consistência mais espessa. Permita que esfrie.

Veja abaixo um vídeo de uma receita de Naked Cake:

Genoise

Descrição da imagem


Esta preparação culinária resulta num bolo de estilo europeu tradicional, notavelmente menos açucarado em comparação com outras variedades de bolos conhecidos. A denominação "Genoise" se originou a partir de sua criação em Gênova, Itália.

A genoise, tal como a massa de pão de ló, apresenta os mesmos ingredientes em proporções equivalentes. No entanto, incorpora manteiga - idealmente clarificada - derretida e morna, adicionada ao final do processo, na quantidade de 10 gramas por cada ovo. Produz-se uma massa que tende a resultar em bolos mais secos, por isso é comum ser embebida numa calda aromatizada para proporcionar uma umidade adicional. O produto final é uma massa leve e aerada, mas com uma textura ligeiramente mais elástica e um sabor mais pronunciado, embora continue neutro. É perfeita para a confecção de rocamboles.

A massa Genoise é conhecida por sua textura aerada, leveza inigualável, neutralidade e um sabor notável, com uma elasticidade ligeiramente superior. É considerada a escolha perfeita para a confecção de rocamboles. Na arte da cozinha francesa, essa massa é frequentemente usada como fundamento para sobremesas como Frasier e Buche de Noel.

Receita

— 7 ovos

— 200 gramas de açúcar

— 1 colher de chá de sal

— 200 gramas de farinha de trigo

— 60 gramas de manteiga

Modo de Preparo

1 — Pré-aqueça o forno a 180°C.

2 — Cubra o fundo de um recipiente de 30 cm ou de dois recipientes de 20 cm com papel vegetal. Não aplique gordura.

3 — Coloque os ovos, o açúcar e o sal em um recipiente e proceda ao banho-maria. Utilize o fouet para misturar por cerca de 4 minutos ou até obter uma consistência espumosa.

4 — Transfira a combinação para a batedeira e processe por 10 minutos em ritmo acelerado.

5 — Enquanto isso, derreta a manteiga no micro-ondas. Espere ficar morna.

6 — Interrompa o funcionamento da batedeira e inicie o processo de peneirar a farinha de trigo sobre a mistura. Manipule suavemente com uma espátula, dobrando a massa de maneira ascendente. Tenha atenção para evitar movimentações excessivas que possam fazer a massa desabar.

7 — Adicione uma parcela da massa à manteiga liquefeita, combine apropriadamente, e então, integre tudo à massa restante, agitando delicadamente para uma completa assimilação.

8 — Despeje na(s) forma(s) e coloque no forno por cerca de 25 minutos.

9 — Após remover do forno, permita que esfrie, desenforme e envolva o bolo em plástico aderente por algumas horas, ou se viável, deixe de um dia para o outro antes de servir.

Veja abaixo alguns vídeos de receitas de massa genoise:

Bolos Simples — Gâteaux de Voyage — Bolos de vó

Os adorados bolos secos apresentam várias receitas, algumas são preparadas no liquidificador utilizando a técnica de cremagem, enquanto outras seguem um processo mais simples, que consiste em misturar os ingredientes manualmente. Notavelmente, essas delícias não incluem recheios cremosos em sua composição.

O Gateaux de Voyage, conhecido como "bolo de viagem", é extremamente popular e apreciado na Europa, devido ao seu delicioso sabor, preparo ágil e a ausência de necessidade de armazenamento. Após serem assados, estes bolos são banhados em xaropes aromatizados com especiarias, sucos ou revestidos com coberturas de chocolate e nozes.

Por aqui, entendemos como aquele pequeno bolo delicado, suave e delicioso que torna qualquer lanche da tarde mais alegre. Quando mencionamos bolos secos ou bolo da avó, imediatamente nos recordamos de bolos de fubá, bolo de cenoura, bolo mesclado, bolo formigueiro, bolo de laranja, etc.

Receita

Ingredientes

— 4 ovos (claras e gemas separadas)

— 2 xícaras de açúcar refinado

— 2 xícaras de farinha de trigo

— 1 xícara de leite

— 2 colheres de sopa de manteiga

— 3 colheres de sopa de achocolatado em pó

— 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

1 — Adicione o leite e a manteiga em uma panela de tamanho reduzido e aqueça em fogo lento. Assim que a manteiga estiver completamente derretida no leite, deixe de lado.

2 — Utilize a batedeira para bater as claras até atingir a textura de "neve".

3 — Introduza as gemas, o açúcar, a farinha, o leite previamente reservado e o fermento em pó, batendo por mais alguns instantes até conseguir uma massa uniforme. Evite adicionar todos os ingredientes simultaneamente para prevenir a formação de grumos. Acrescente cada item individualmente, misturando-os com cuidado e lentidão. Lembre-se de incorporar o fermento em pó no final.

4 — Uma vez que a massa esteja adequadamente preparada, divida-a ao meio e coloque uma das partes em um recipiente separado.

5 — Adicione o chocolate em pó à outra metade e continue batendo até que esteja bem misturado.

6 — Despeje metade da massa branca em uma forma com um orifício no centro. Após isso, distribua uniformemente o restante da massa misturado ao achocolatado por toda a superfície.

7 — Insira no forno já pré-aquecido a 180°C e deixe por cerca de 15 minutos ou até que, ao inserir um palito na massa, este saia sem resíduos.

Se desejar, faça uma cobertura para decorar! :)

Veja abaixo alguns vídeos de receitas de bolos simples:





Este artigo pertence ao Curso de Confeitaria Básica Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.