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A Logística e suas Inter-relações com o setor de Compras e Armazenagem

Todas as áreas das empresas atualmente apresentam algum tipo de procedimento logístico. Isso porque, para que as necessidades dos clientes sejam plenamente atendidas, é necessário que todos os processos da organização estejam perfeitamente interligados.

Abaixo, discutiremos algumas conexões entre as operações logísticas e os departamentos que compõem o sistema organizacional.


Logística X Setor de Compras

O Gerenciamento de Logística possibilita a eficiência das operações empresariais, fornecendo meios para que o setor de Compras acerte as melhores negociações com os fornecedores. O abastecimento de materiais, também conhecido como processo de compras, é essencial para a aquisição dos insumos necessários para fabricar os produtos - tudo de acordo com as especificações e o orçamento. Assim, é certo que o material será disponibilizado na hora certa, com os melhores preços.

A empresa obtém vantagens com a redução de custos e tempo na produção de seus artigos, enquanto os consumidores também saem beneficiados, pois suas necessidades são atendidas de forma mais ágil e a preços mais baixos.

A alimentação correta dos componentes garante que o abastecimento de bens seja contínuo, possibilitando assim um funcionamento ágil e eficiente do processo de fabricação.

Ao recorrer à logística para a aquisição de materiais, as organizações alcançam o objetivo de reduzir os desperdícios e evitar a obsolescência dos itens. Além disso, esta abordagem proporciona uma melhor gestão dos estoques, pois permite que as empresas trabalhem apenas com o nível adequado de insumos.


Logística X Setor de Armazenagem

O setor de armazenagem de uma empresa tem como responsabilidade manter todo o material a ser utilizado futuramente, de acordo com a demanda. Dependendo do tipo de material a ser armazenado, sua estocagem pode ser:

· Com vigilância restrita – como estratégia de segurança, são implementadas barreiras para impedir o acesso não autorizado e furtos. Por exemplo, cercas, portões e fechaduras especiais;

· O armazenamento desse material é realizado ao acaso – qualquer área disponível pode ser utilizada para guardar os produtos.

· Estocagem fixa – este método é bastante comum em corporações que têm um estoque padronizado de mercadorias. Neste caso, cada artigo tem o seu lugar bem definido dentro da área de depósito.

· Por zona – forma de armazenamento típico das organizações que mantêm um grande estoque de produtos. Empresas como distribuidoras exemplificam esse tipo de atividade, classificando os bens que comercializam por área designada.

Por exemplo, um armazém pode ser dividido em três áreas como: alimentos, materiais de limpeza e perfumaria.

A divisão por seções impede que alguns constrangimentos ocorram. E se um cliente adquirisse um quilo de arroz, cujo lote havia sido comprometido por uma caixa de fragrâncias que se rompeu no interior do depósito?

A logística tem o potencial de englobar diversas tarefas de armazenamento, como o recebimento de produtos e insumos. Nesse sentido, há a realização de um controle preciso e detalhado destes materiais, abrangendo a qualidade e a quantidade dos itens.

Após a inspeção, aqueles materiais que foram aprovados são destinados à estocagem, enquanto os desaprovados devem ser encaminhados ao seu fornecedor. A devolução ou o redirecionamento é uma das funções do departamento de armazenamento, com auxílio de soluções logísticas.



Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística Faça o Curso completo!!
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