A Logística e suas Inter-relações com o setor de Movimentação, Planejamento e Programação
Logística X Movimentação
A Logística é responsável por diversos mecanismos que promovem a movimentação física de produtos nos locais de armazenagem, como as empilhadeiras e os carrinhos. Estes equipamentos são cruciais para garantir um fluxo de produção eficaz.
O setor logístico das empresas tem a responsabilidade de gerenciar as áreas de distribuição de produtos. Esses locais, também denominados áreas de escoamento, são fundamentais para o envio de mercadorias aos clientes.
Logística X Planejamento e Programação
Embora a maior parte das operações seja desempenhada in loco, as tarefas logísticas devem sempre ser fruto de um minucioso planejamento prévio.
A logística tem a capacidade de prever quais materiais as empresas necessitarão. Esta previsão é baseada em listas passadas de requisições de suprimentos, controles de estoques e inventários de almoxarifados. As solicitações são feitas de acordo com o tempo necessário para cada processo, também conhecido como "lead times".
A logística é responsável por assegurar que o nível de estoque seja adequado. Isso significa que a quantidade de produtos deve ser suficiente para atender à demanda, mesmo quando ela ultrapassar os volumes comumente observados. Por isso, é necessário prever com precisão o que será necessário para que o estoque esteja em um patamar ideal.
Com a mesma urgência, ela deve assegurar o abastecimento de recursos para evitar a falta de matéria-prima necessária à fabricação dos itens.
A logística supervisiona rigorosamente os resultados das atividades de planejamento e programação, para garantir que sejam os mais positivos possíveis. Nenhuma informação relevante é desconsiderada, sendo todas devidamente representadas em forma de relatórios, gráficos e outras formas de apresentação estatística.
Toda a gestão de fluxos monetários, como entrada e saída de recursos, também pode ser realizada com as ferramentas apresentadas pela logística. Da mesma forma, o inventário inicial, intermediário e final também pode ser gerenciado.
A informatização das atividades logísticas permite que as empresas possam conhecer as informações tecnológicas e operacionais de seus materiais como as características dos mesmos. Esse conhecimento auxilia as empresas em atividades como:
· Aquisição de materiais variados;
· Indicação da maneira correta de utilizar cada tipo de material adquirido;
· Realização da manutenção do seu material;
· Conservação do material;
· Realização de uma descrição padronizada de todo material e;
· Classificação de materiais de acordo com:
A Utilidade se divide em categorias: materiais produtivos e materiais improdutivos. Os primeiros são aqueles que vão compor o produto final, enquanto os últimos são componentes que auxiliam na fabricação do item, mas não o integram.
A Natureza oferece recursos que servem como matéria-prima para a fabricação de bens. Esses itens podem ser classificados em grupos, tais como: combustíveis, materiais elétricos, materiais sanitários e máquinas operatrizes. Estes são exemplos de materiais que contribuem para a criação de produtos.
Ao se tratar de uso, duas áreas são particularmente relevantes: os materiais de escritório e os materiais de embalagem. Além disso, toda matéria-prima necessária para a fabricação dos produtos deve ser considerada.