Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

A Logística nas Empresas

Em meio à dinâmica global, as organizações estão sempre de olho na evolução da informatização e da automação das operações logísticas mundo afora.

Acompanhando de perto as tendências da logística, algumas empresas não hesitam em modificar sua estratégia no mercado ou ainda seus princípios corporativos para se alinharem ao progresso do setor.

Todos os tipos de organizações devem possuir aptidão para lidar com a concorrência, incluindo aquelas do ramo industrial que necessitam de competência para superar seus rivais.

Ao avaliarmos o paralelo entre a logística de guerra e a logística de mercado, que hoje está presente em nossas vidas, descobrimos que existem diversas semelhanças entre elas. Em particular, ao analisar as forças nas trincheiras (correspondentes às empresas no mercado) e os inimigos que enfrentam (os concorrentes), é possível perceber que é essa a expectativa que as companhias têm das atividades logísticas. Estamos diante da busca incessante pela excelência operacional e por resultados que superem as expectativas. Nesse sentido, a eficiência é fundamental para a execução bem-sucedida dos trabalhos, enquanto a eficácia exige resultados satisfatórios.

Segundo Novaes (2003), por muito tempo as atividades de logística eram consideradas como uma simples atividade de suporte, não contribuindo para a valorização do produto. O sistema logístico era frequentemente visto como um elemento gerador de custos, sem influência no planejamento estratégico das organizações.

Nosso cotidiano é marcado por flutuações econômicas. O progresso surge como um farol de esperança, às vezes, enquanto a recessão assombra as corporações, forçando seus gerentes a usar estratégias de defesa próprias, dignas das táticas dos exércitos militares no passado.

A logística acompanhou o desenvolvimento do marketing de produtos e, atualmente, ambas as áreas buscam atender às necessidades dos consumidores. Nesse sentido, a logística tem como meta proporcionar que os produtos cheguem a quem os adquire no local e momento desejados, além de minimizar os custos envolvidos na aquisição. Para isso, todos os elementos que elevariam o valor do item e não agradariam aos compradores são descartados na etapa de logística.

Esta transformação de mentalidade foi fundamental para a realização de importantes mudanças nas empresas, como a construção de armazéns subsidiários em pontos estratégicos para facilitar o transporte dos produtos e garantir que cheguem rapidamente ao destino.

Embora tenha levado algum tempo para que as empresas percebessem a relevância das operações logísticas, atualmente elas são fundamentais para aqueles que buscam manter a sua competitividade no mercado.



Este artigo pertence ao Curso de Noções de Logística Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.