A Socialização do Porteiro
À medida que a tecnologia evolui, os profissionais da portaria têm a obrigação de se ajustar às novas tendências, inserindo-se nos modernos modelos operacionais e nas inovações digitais, de automação e de segurança. É essencial que os trabalhadores se mantenham atualizados e melhorem constantemente para acompanhar as transformações necessárias.
A relevância dos profissionais de portaria é inegável, pois eles são observados por todos e desempenham um papel essencial na troca de informações. Por isso, é importante que esses colaboradores criem um bom vínculo com os demais membros da empresa, assim como com os moradores ou terceiros frequentadores para proporcionar uma comunicação clara e eficaz.
O desenvolvimento das Relações Humanas no Trabalho se mostra como fundamental para melhorar a interação e a ligação dos profissionais da portaria com os demais indivíduos. Isto tem grande relevância, pois uma das principais tarefas destes colaboradores é acudir e oferecer suporte às pessoas que frequentam o lugar onde trabalham.
A seguir relacionamos alguns tópicos fundamentais e indispensáveis no relacionamento interpessoal. São práticas saudáveis que ajudam o profissional porteiro nas suas atividades do dia, ou podemos dizer também como ´o trabalhar com as pessoas´.
Vamos às práticas:
- Respeitar o próximo como ser humano.
- Evite interromper a fala do interlocutor, espere a sua vez.
- Cumprir com rigor o seu horário.
- Não usar gírias;
- Comunicar-se corretamente com as pessoas – Exemplo: Chame a pessoa sempre pelo nome.
- Não faça comentários precipitados.
- Não envolver problemas pessoais ou econômicos com o trabalho.
- Controlar possíveis reações agressivas, evitando ser indelicado ou mesmo irônico.
- Respeite a hierarquia e evite pulá-lo seu chefe imediato para ter mais sucesso.
- Use corretamente o seu uniforme, mantendo-o limpo e passado.
- Conhecer as personalidades dos membros do grupo de trabalho para se adaptar a eles.
- Procurar a causa de suas antipatias, a fim de vencê-las.
- Estar sempre atento às suas funções;
- Definir bem o sentido das palavras, no caso de discussão, para evitar mal-entendidos.
- Seja modesto, procurando compreender e pensar que o outro talvez tenha razão.
- Conheça bem a empresa onde você presta serviço - Estrutura e Filosofia.
- Não apenas conheça a função do chefe, conheçá-lo.
- Cada um deve assumir sua responsabilidade, exceto em casos de emergência ou a pedido.
- Lembre-se que fazemos parte do "mesmo barco";
- Sorria! É bom, de graça, um ótimo remédio e uma forma agradável de relacionar-se.
- Não seja negativista, colocando barreiras nos trabalhos que faz ou fará.
- Não seja pretensioso;
- Seja honesto e cumpra suas promessas.