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A Socialização do Porteiro

À medida que a tecnologia evolui, os profissionais da portaria têm a obrigação de se ajustar às novas tendências, inserindo-se nos modernos modelos operacionais e nas inovações digitais, de automação e de segurança. É essencial que os trabalhadores se mantenham atualizados e melhorem constantemente para acompanhar as transformações necessárias.

A relevância dos profissionais de portaria é inegável, pois eles são observados por todos e desempenham um papel essencial na troca de informações. Por isso, é importante que esses colaboradores criem um bom vínculo com os demais membros da empresa, assim como com os moradores ou terceiros frequentadores para proporcionar uma comunicação clara e eficaz.

O desenvolvimento das Relações Humanas no Trabalho se mostra como fundamental para melhorar a interação e a ligação dos profissionais da portaria com os demais indivíduos. Isto tem grande relevância, pois uma das principais tarefas destes colaboradores é acudir e oferecer suporte às pessoas que frequentam o lugar onde trabalham.

A seguir relacionamos alguns tópicos fundamentais e indispensáveis no relacionamento interpessoal. São práticas saudáveis que ajudam o profissional porteiro nas suas atividades do dia, ou podemos dizer também como ´o trabalhar com as pessoas´.

Vamos às práticas:

  • Respeitar o próximo como ser humano.
  • Evite interromper a fala do interlocutor, espere a sua vez.
  • Cumprir com rigor o seu horário.
  • Não usar gírias;
  • Comunicar-se corretamente com as pessoas – Exemplo: Chame a pessoa sempre pelo nome.
  • Não faça comentários precipitados.
  • Não envolver problemas pessoais ou econômicos com o trabalho.
  • Controlar possíveis reações agressivas, evitando ser indelicado ou mesmo irônico.
  • Respeite a hierarquia e evite pulá-lo seu chefe imediato para ter mais sucesso.
  • Use corretamente o seu uniforme, mantendo-o limpo e passado.
  • Conhecer as personalidades dos membros do grupo de trabalho para se adaptar a eles.
  • Procurar a causa de suas antipatias, a fim de vencê-las.
  • Estar sempre atento às suas funções;
  • Definir bem o sentido das palavras, no caso de discussão, para evitar mal-entendidos.
  • Seja modesto, procurando compreender e pensar que o outro talvez tenha razão.
  • Conheça bem a empresa onde você presta serviço - Estrutura e Filosofia.
  • Não apenas conheça a função do chefe, conheçá-lo.
  • Cada um deve assumir sua responsabilidade, exceto em casos de emergência ou a pedido.
  • Lembre-se que fazemos parte do "mesmo barco";
  • Sorria! É bom, de graça, um ótimo remédio e uma forma agradável de relacionar-se.
  • Não seja negativista, colocando barreiras nos trabalhos que faz ou fará.
  •  Não seja pretensioso;
  • Seja honesto e cumpra suas promessas.


Este artigo pertence ao Curso de Porteiro Faça o Curso completo!!
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