Marketing Pessoal
O marketing é composto por diversas estratégias com o objetivo de atrair e fidelizar clientes. Esse conceito é frequentemente aplicado na venda de produtos. No entanto, quando se trata de marketing pessoal, o produto a ser vendido é a sua própria imagem. A forma como você se veste, calça, maquia e se relaciona reflete sua competência e maturidade profissional.
Estabelecer uma impressão visual positiva, que transmita sensação de conforto e proteção, reforçará a imagem de confiança, valorização e habilidade.
Atenção!
- Na apresentação pessoal, ajuste o figurino à sua personalidade, com perfeição.
- Na comunicação, afie o discurso com boas ferramentas de verbalização e ampliação de conhecimentos gerais e específicos.
- No relacionamento, torne mais ampla a faixa de contatos para incluir lideranças e entidades significativas.
- Na organização, elabore uma boa agenda a cumprir com cuidado e um arquivo eficiente de fato.
- Na sintonia com a realidade, mantenha as antenas poderosas sobre fontes de informação.
- Fixe metas, definindo passos gradativos a serem conquistados para alcançar os objetivos.
a) Como se vestir
- Em primeiro lugar, o seu vestuário deve estar sempre limpo e bem passado. Evite o exagero. No caso das mulheres, não use brincos, pingentes, flores na cabeça, pulseiras tilitantes e perfumes fortes.
- Os melhores tipos de sapatos para o trabalho são o mocassim, um sapato baixo fechado, ou uma sandália discreta para o calor. Não use saltos muito altos. Esses são para noite. Procure usar sempre sapatos na cor que combine com o uniforme. Procure não usar sapatos na cor da roupa a não ser que esta seja neutra. Na dúvida, use calçados pretos. Use sempre sapatos em bom estado de conservação.
- Se na empresa onde trabalha não for hábito usar uniforme, use, no caso das mulheres, um blazer com uma calça que combine ou com uma saia que deve estar, no máximo, 4-5 dedos acima do joelho. Não use decotes e transparências. Se o seu uniforme for saia, use meia fina, da cor da pele. Nunca use meias escuras durante o dia. As meias escuras são somente para a noite.
- No caso dos homens, apresente-se de terno escuro e gravata. A cor da meia deve acompanhar a cor da calça mesmo se o sapato for mais claro. Procure não usar sapatos claros com roupas escuras. Os cabelos sempre bem tratados e limpos. Faça barba todos os dias. Para mulheres um coque é sempre bem-vindo.
Guarda-roupa básico para o trabalho
FEMININO
- Dois conjuntos, um de saia e outro de calça comprida para cada estação – opte por cores como o preto (jamais sai de moda) e um tom mais claro. Mais um terno de microfibra, que não amassa.
- Dois blazers de diferentes tecidos - um para o frio e um para o calor, que possam ser coordenados com calças e saias avulsas. Evite cores espalhafatosas; não resistem a mudança de estação. Se estiver fora do peso, desista de tons claros e pastéis.
- Duas saias pretas (uma de lã e outra de tecido leve). De excelente caimento e comprimento comportado. Um despojado vestido tubo ou chemisier.
- Camisas e blusas coordenáveis com as demais peças. Cardigãs e malhas.
- Dois pares de sapatos para cada estação, duas bolsas idem. Em cores neutras que dispensem a troca diária. Uma sandália para o verão. Uma discreta pasta executiva.
- Acessórios (cintos, bijuterias, relógio, echarpes, meias) que funcionem como tempero e acabamento. Sem exageros.
MASCULINO
- Dois ternos para cada estação (verão e inverno). Cores: preto, azul-marinho ou neutra, mais clara, como o bege.
- Dois blazers. Para o verão prefira um tecido leve e sem forro.
- Calças que possam ser coordenadas com blazers e paletós de ternos.
- Camisas clássicas e algumas adaptadas à moda. Aqui cabem toques de ousadia que combinem com você.
- Dois pulôveres lisos em tons neutros. Um par de sapatos pretos, outro de marrons, para usar com meias da mesma cor.
- Acessórios: cintos da mesma cor dos sapatos, gravatas de varias padronagens, sem exagero na quantidade, para ir acrescentando novas opções de acordo coma as últimas tendências. Se preferir, aposte no clássico. Difícil de errar, mas com o risco de faltar tempero.
b) Como se maquiar
- Use uma maquiagem leve para o dia.
- Passe sempre uma base no rosto da cor da sua pele e um pó da mesma cor para disfarçar as imperfeições.
- Se usar sombra, procure usar tons neutros um pouco mais escuros que a própria pele.
- Comece fazendo o fundo dos olhos com a sombra. Você pode passar um tom um pouco mais claro nas partes mais salientes para ressaltá-las.
- Passe um lápis marrom para ressaltar o contorno dos olhos e, se precisar, nas sobrancelhas, para completar falhas. Mas bem discreto.
- Passe me seguida, uma máscara preta ou incolor para cílios para curvar os cílios. Para muitos, a maquiagem feita dessa forma será até despercebida. Só que dá a impressão de rosto bem cuidado.
- Os cabelos devem estar sempre bem tratados e limpos. Para as mulheres um coque é sempre bem-vindo.
- Mantenha as unhas em tamanho confortável, limpas e não muito compridas. As unhas muito compridas dificultam o trabalho no teclado do computador. Elas devem ser feitas toda a semana, e não use esmalte escuro no trabalho. Eles são próprios para festas.
Importante:
Segundo especialistas, a halitose, em grande parte das vezes, surge na cavidade oral. Seu aparecimento está diretamente relacionado à falta de higiene bucal adequada ou a problemas de saúde. Sendo assim, é imprescindível a visita periódica ao dentista, uma vez que a saúde da boca é um fator indispensável para a boa imagem pessoal e para a manutenção da saúde geral do indivíduo.
Odores desagradáveis nas axilas são extremamente incômodos. Uma boa escolha de desodorante pode evitar esse problema, já que ele impede a formação de odores mesmo em situações de suor excessivo. Entretanto, caso você sua muito, é recomendável o uso de um desodorante antitranspirante em momentos como uma reunião, por exemplo. É importante lembrar, porém, que o uso frequente pode impedir a eliminação de toxinas do organismo, que são eliminadas junto com o suor.