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Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho

Objetivo

A implantação de medidas de prevenção e proteção no trabalho é fundamental para as microempresas e pequenas empresas. Esta ação contribui para o controle dos riscos existentes no ambiente de trabalho, minimizando acidentes, doenças e os gastos associados a esses problemas.

A redução de despesas e perdas representa uma grande vantagem para a empresa, tornando-a mais competitiva no mercado. Além disso, é possível criar uma consciência coletiva que valorize a saúde dos trabalhadores e a melhoria contínua dos ambientes laborais. Estes fatores são fundamentais para o sucesso da organização.

As micro e pequenas empresas necessitam que o empreendedor e os colaboradores desempenhem um papel fundamental para o sucesso do plano de gestão de riscos, através da detecção destes. A participação destes é, portanto, essencial.

Análise preliminar das condições de trabalho

Uma avaliação inicial das condições de trabalho oferece oportunidades para o estabelecimento de planos que serão fundamentais para a implementação da gestão da saúde e segurança no local de trabalho. Isso é alcançado através de quatro questões cruciais.

  • O trabalhador está exposto à fonte de perigo?
  • O trabalhador está em contato com a fonte de perigo?
  • Qual o tempo e a freqüência do contato entre o trabalhador e a fonte de perigo?
  • Qual a distância entre o trabalhador e a fonte de perigo?

De forma preliminar, das quatro indagações, conclui-se que:

  • quanto maior o tempo de exposição ou de contato com a fonte de perigo, maior será o risco;
  • quanto maior for a freqüência da exposição ao perigo, maior será o risco; e
  • quanto mais próximo da fonte de perigo, maior será o risco.

É imprescindível sublinhar que a ameaça pode advir de um aparelho, uma ferramenta, um utensílio ou qualquer ambiente laboral inseguro.

Etapas

  • diagnóstico inicial para conhecer as características da empresa, dos trabalhadores e dos ambientes de trabalho;
  • mapeamento dos processos de produção e atividades relacionadas, para conhecimento de suas principais etapas;
  • avaliação dos riscos para identificar as fontes de perigo e estimar os riscos a elas associados;
  • identificação de requisitos legais e outros para verificar a situação da empresa em relação ao cumprimento da legislação e de acordos ou contratos firmados; definição dos objetivos e metas, para que a direção da empresa estabeleça aonde quer chegar em relação à saúde e à no trabalho;
  • controle operacional, medição e monitoramento, para estabelecer o ciclo básico de gerenciamento de saúde e segurança no trabalho, constituído pelos seguintes passos: reconhecimento, antecipação, avaliação, prevenção e controle;
  • implementação dos programas de gestão, para atingir os objetivos e metas estabelecidos na etapa anterior, as pessoas responsáveis, os recursos envolvidos e os prazos; e
  • tratamento de desvios, incidentes, acidentes, doenças, ações emergenciais, corretivas e preventivas ou mitigadoras, para garantir que a gestão de saúde e segurança no trabalho está implementada e mantida na empresa.

A prática nos ensina que um ambiente de trabalho saudável tem grande influência na eficiência, já que promove a organização da produção, melhora a interação entre os colaboradores, alimenta a segurança, a autoestima e o empenho de todos, favorecendo a cooperação.

Em última análise, todos se beneficiam com a implementação de medidas adequadas de saúde e prevenção de riscos no ambiente laboral: os empregadores, a organização e o próprio Estado.



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