Saúde Financeira da Empresa Depende do Estoque
Objetivo das empresas privadas
Um dos principais objetivos ou motivo pela qual se tem uma empresa privada é a obtenção de lucros através da comercialização de bens ou serviços. No caso de indústrias, além da comercialização, a fabricação desses bens exige a manutenção de estoques de matérias-primas e materiais de uso e consumo.
O que são as matérias-primas?
Segundo Dias (1993, p. 30), as matérias-primas são "todos os elementos adicionados ao produto final". Elas consistem nos elementos fundamentais que compõem o produto final, sendo estes materiais que foram submetidos a alguma transformação a fim de obter resultados com maior valor agregado.
O que são os materiais de uso e consumo?
Os materiais de uso e consumo são aqueles utilizados para a fabricação dos produtos acabados, porém, não fazem parte do produto final. São recursos de total importância para a fabricação, sem eles não há como fabricar algum produto. Relativamente para alguns produtos utiliza-se poucos e outros muito materiais de uso e consumo dependendo do ramo de atividade da empresa e sua tecnologia de fabricação.
Como os estoques impõem custos à empresa?
A necessidade de manter estoques impõe custos à empresa e exige o estabelecimento de um controle preciso. Os custos de estoque são divididos em dois grupos: aquisição e armazenagem. Segundo Francischini/Gurgel (2009, p. 162), o custo de aquisição corresponde ao valor pago pela compradora pelo material adquirido, que procura minimizar o preço por unidade comprada. Os custos de armazenagem incluem recursos destinados à preservação dos materiais, como por exemplo: movimentação interna, controles, perda de valor, perdas e furtos.
Como recursos podem ser melhor aplicados em outras áreas?
Avaliando os recursos inseridos na aquisição de artigos desnecessários ou não urgentes, é evidente que esses recursos poderiam ser melhor aplicados em outras áreas. Eles poderiam contribuir para aprimorar a fabricação, adquirir novos equipamentos ou incrementá-los, ampliar ou diversificar a produção, tornando-a mais eficiente e competitiva.
Veja também este vídeo com mais algumas dicas: