O Gerente
Neste tópico, vamos nos aprofundar no que diz respeito às funções do gerente de hotel, suas habilidades e os protocolos a serem seguidos.
O gerente de hotel é o responsável por coordenar todos os serviços oferecidos pelo estabelecimento, garantindo seu funcionamento adequado. Ele deve supervisionar todas as áreas operacionais, incluindo atividades relacionadas à receita do hotel, a fim de obter os melhores resultados para o empreendimento. Além disso, cabe a ele avaliar e controlar a qualidade dos serviços prestados e garantir que todos os departamentos trabalhem em harmonia.
Gerenciar é: Organizar unidades dinâmicas, propiciando aos responsáveis os recursos humanos e materiais, visando alcançar os objetivos propostos, para que todos sintam-se realizados e satisfeitos com o serviço prestado.
Não há como uma empresa ter sucesso quando seus colaboradores se sentem infelizes ou desanimados, pois isso resultará em trabalho pouco qualificado e baixo rendimento, além de um clima hostil e ineficaz.
A atuação eficiente do gerente é fundamental para o sucesso do hotel.
O gerente do hotel desempenha múltiplas funções em relação à administração. Ele pode assumir o papel de proprietário, ou seja, ser contratado pela proprietária ou organização que detém o estabelecimento, além de exercer responsabilidades como supervisão de equipe, medição de resultados de atividades e outras tarefas.
As responsabilidades do gerente
O gerente é responsável basicamente:
O gerente é responsável por garantir a qualidade dos serviços prestados no hotel. Isto inclui o patrimônio que lhe é confiado, o desenvolvimento do pessoal, bem como os resultados econômicos/financeiros da unidade. Para assegurar esse nível de qualidade, é necessário que se observem maneiras de atendimento, fluxograma operacional, profissionalismo da equipe, conservação das áreas sociais e privadas, além da comunicação correta entre todos os envolvidos. Dessa forma, será possível fornecer aos clientes uma experiência satisfatória e marcante. Embora cada área possua um Chefe direto, é a responsabilidade do gerente da unidade assegurar que os planejamentos, regras e normas sejam cumpridos.
Ele é a força motriz por trás dos resultados. Quase tudo no hotel depende de suas atividades e da sua liderança como chefe, funcionário e pessoa. Ele tem muito o que obter e não apenas gerenciar ou seguir os antigos procedimentos, criados para organizações desatualizadas.
Ele tem que tomar a iniciativa para que as coisas saiam do papel!!! A perseguição à perfeição tem que ser contínua. Os resultados são a fonte de receita que a Empresa terá com o seu empenho. Diminuir custos, comprometendo a qualidade dos serviços, não é uma opção para atingir melhores resultados. O ideal é buscar por um crescimento de vendas. Orientar a equipe de vendas para novos nichos, oferecer ótimas facilidades para determinadas companhias, conceder descontos para grupos, etc. Mas, ao final do mês, ele será responsabilizado pelas consequências.
O gerente é responsável pelo crescimento profissional dos funcionários. A definição de Gerenciar é "obter o progresso na execução de serviços por meio de outras pessoas". O gerenciamento envolve um grupo heterogêneo, em que existem diferenças sociais, culturais e muitas vezes a falta de habilidades necessárias. Por isso, é incumbência do gerente preparar treinamentos adequados para desenvolver os seus colaboradores e apresentar-lhes novos pontos de vista.
O patrimônio da organização é inestimável, pois sua preservação determinará o sucesso financeiro no futuro. Seu valor equivalente ao capital investido, máquinas e outros equipamentos adquiridos com descontos especiais, etc. Não devemos esquecer que desde a inauguração é necessária a manutenção geral, pois alguns itens já possuem certa idade. Por isso, é responsabilidade dele exigir a conservação do patrimônio, para que se evite prejuízos e problemas com o passar do tempo.
Não há dúvidas que ser gerente é uma tarefa complexa, que exige muito conhecimento e atualização. Não adianta apenas conferir o título: para alcançar esta posição, é preciso ter experiência e domínio. Por essa razão, dentro de um hotel, a pessoa que mais deve se manter informada é o próprio gerente.
Um gerente que não acompanha o progresso, vive no passado, sem aprender e sem aplicar técnicas inovadoras, seja por má vontade ou desconhecimento, e ignora a mudança de perspectiva do mercado, está destinado ao fracasso e à marginalização.
A hotelaria necessita de um gerente, pois ele tem como atribuição planejar, organizar e controlar as operações hoteleiras. O cliente tem a oportunidade de experimentar a vida da indústria de perto, conhecendo os profissionais envolvidos e acompanhando a produção. A mudança nas operações estabelecidas ou a criação de novas ideias dependem do bom planejamento, sendo essencial para alcançar o sucesso.
Habilidades
Com mais de duas décadas atuando em hotéis cinco estrelas em São Paulo, Leonardo Soares comenta em seu blog: “Gerenciar um hotel exige que você esteja preparado para resolver problemas. Afinal, sem eles, não precisaríamos de gerentes. Por isso, é importante que se tomem decisões rápidas e com precisão, pois, às vezes, a correção não vem na primeira tentativa. Além disso, dedicação ao trabalho acaba prejudicando a vida social. Para ter êxito, é necessário envolver-se com o estabelecimento onde trabalha, como se fosse parte da própria existência.”