Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

Hidratação

9.1 Hidratação

A correta hidratação é fundamental para evitar complicações clínicas, como hipotensão (pressão baixa), acúmulo de secreções bronco-pulmonares (catarro) e constipação intestinal (prisão de ventre). Estes problemas podem estar associados a quadros de desidratação, que nos idosos pode resultar em complicações clínicas graves e difíceis de manejar.

9.1.1 Importância dos Líquidos

Oferecer líquidos é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio de todos os sistemas orgânicos. Uma quantidade de líquidos equivalente a 2 litros por dia deve ser fornecida, na forma de água, chás, sucos, vitaminas, etc. Essa quantidade deve ser fracionada em pequenas doses ao longo do dia.

9.1.2 Regulação da Ingesta

Deve-se garantir que a quantidade de líquidos ingerida seja mais ou menos igual às perdas (urina, suor, lágrimas, saliva). Evite oferecer copos cheios de água, pois isso pode causar uma sensação de plenitude gástrica desconfortável para o paciente. Opte por fornecer pequenas quantidades várias vezes ao dia.

9.1.3 Dica extra para Aumentar a Hidratação

É importante lembrar que a maioria dos idosos consome pouca quantidade de água pura. Portanto, adicionar sabor à água, como sucos ou refrescos, pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a ingestão de líquidos.

9.1.4 Benefícios da Hidratação

A ingestão adequada de líquidos é vital para a manutenção do turgor cutâneo (elasticidade da pele), melhorando consequentemente a resistência da pele. Além disso, idosos acumulam facilmente secreções bronco-pulmonares, a oferta adequada de líquidos possibilita uma expectoração mais rápida, prevenindo infecções.

9.1.5 Considerações Especiais

  • Pacientes diabéticos devem receber líquidos adoçados artificialmente.
  • Aqueles que têm uma restrição de líquidos prescrita por um médico devem respeitá-la rigorosamente.
  • Em fases mais avançadas da doença, devem ser servidos sucos espessos, como vitaminas ou aqueles engrossados com gelatina, para reduzir os riscos de engasgamentos.
  • Nunca ofereça líquidos a um paciente deitado. Eles devem estar sentados ou reclinados em travesseiros para reduzir o risco de aspirações e otites (dores de ouvido).
  • Atenção! Quedas de pressão arterial, urina escura e baixo volume de urina podem estar associados à baixa ingestão de líquidos.
  • A constipação intestinal é outra queixa comum que também pode estar associada a uma baixa ingestão de líquidos, imobilidade e dieta inadequada.
  • A falta de líquidos pode ter consequências graves para o paciente, pois o coração necessita de volume para trabalhar adequadamente.
  • Pacientes que apresentam dificuldade para engolir alimentos (disfagia) devem receber alimentação e hidratação específicas, orientadas por profissionais especializados, como fonoaudiólogos e nutricionistas.
  • Em alguns momentos da evolução da doença, pode ser necessário o uso de sondas para alimentação e especialmente para hidratação.


Este artigo pertence ao Curso de Cuidador de Idosos Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.