Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

A Luz e as Cores


O Que é Luz?

Definida pelo dicionário Aurélio, a luz é uma radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é, aproximadamente, entre 4.000Å e 7.800Å, sendo capaz de provocar sensação visual num observador normal.

O Fenômeno da Visão

O que vemos é essencialmente a reflexão dessas ondas de luz quando atingem uma superfície, fenômeno este conhecido como luminância. As cores que percebemos, ou crominância, ocorrem porque estas ondas de luz vibram em frequências distintas após incidirem em superfícies de materiais diferentes.

Fontes de Luz: Naturais e Artificiais

As fontes de luz são fundamentalmente divididas em dois tipos: naturais e artificiais.

Naturais:

  1. Sol: É uma fonte de luz potente e versátil.
    • Direta – Produz uma luz "dura", com alto contraste, excelente para detalhar relevo e texturas.
    • Indireta – Gera uma luz difusa, com baixo contraste. Ideal para fotografar pessoas, uma vez que atenua marcas de expressão, imperfeições e rugosidades.
  2. Lua – Embora romântica, a luz da lua é muito tênue e fraca para registro fotográfico usual.

Artificiais:

Incluem luz incandescente, fluorescente, vapor de mercúrio, vapor de sódio, flash (direta, difusa ou rebatida) e outros.

A Fascinante Realidade das Cores

Olho Humano:

A visão humana consegue distinguir cores que variam do infravermelho até o ultravioleta (as cores visíveis no arco-íris), graças a três pigmentos visuais presentes nas células cones, no fundo da retina do globo ocular.

Cores Primárias (Cores Puras):

São as cores básicas a partir das quais todas as outras são criadas. Na fotografia e na televisão, usamos o sistema RGB - Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Já na indústria gráfica, utiliza-se o padrão CMYK - Cyan, Yellow, Magenta e K (Black).

foto3

Cores Secundárias ou Primárias Negativas:

São as cores resultantes da mistura de duas cores primárias. Incluem o CMY - Cyan (ciano), Magenta e Yellow (amarelo).

Cores Terciárias:

São cores formadas pela combinação de uma cor primária e uma cor secundária.

A Temperatura de Cor

Cada fonte de luz emite ondas de frequências distintas, fazendo com que os objetos apareçam em cores diferentes das originais, dependendo da luz que os ilumina.

No século 19, o físico escocês Lord Kelvin desenvolveu um método para medir essas variações de cores, chamado de temperatura de cor. Ele aqueceu uma barra de ferro e observou a mudança de cores da barra conforme ela ficava mais quente, variando do vermelho (1200° K) ao azul (11000° K).

Por padrão, imagens iluminadas com fonte de luz natural, como o sol ao meio-dia e à sombra, produzem uma imagem tendendo à cor branca. No entanto, durante o crepúsculo, a luz produz imagens mais avermelhadas.

O cérebro humano automaticamente ajusta o balanço de cores ao processar imagens, tornando as cores mais reais e naturais. Esta é uma das razões pelas quais, em geral, não percebemos essas variações de cor na vida cotidiana.

A fotografia, entretanto, precisa corrigir manualmente ou automaticamente essas variações de cor para que as cores pareçam mais reais. Quando este ajuste é feito manualmente, usa-se o termo "bater o branco" ou "White Balance setting".

foto4

foto5

Exercício Prático 2:

Ajuste a sua câmera para a posição de luz natural, com sol, e fotografe locais com diferentes temperaturas de cor. Observe como a variação na temperatura de cor pode influenciar a aparência final das suas fotos.



Este artigo pertence ao Curso de Fotografia Digital Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.