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União de Cargas

A Unitização de carga é um processo no qual produtos do mesmo tamanho ou itens iguais são agrupados de forma a criar uma embalagem única para facilitar o transporte. Segundo Dias (1993), esta prática visa a manuseio, transporte e armazenagem de produtos mecanicamente, unificando-os em uma só unidade. A fim de construir essa carga unitária, existem vários dispositivos que podem ser utilizados, sendo o palete o mais conhecido deles. Estes palletes possuem dimensões variadas, de acordo com as necessidades de cada empresa ou país.

Existem diversos tipos de pallets, mas eles poderiam ser divididos em algumas classes:

a) Quanto ao número de entradas: pallets de duas entradas pallets de quatro entradas

b) Quanto ao número de faces: pallets de uma face pallets de duas faces

c) Para conferir maior robustez ao palete, é possível montar uma armação com vigas na parte inferior, formando assim um conjunto mais resistente.

d) Se a intenção é obter um pallet com maior período de uso, a opção mais adequada é o pallet de duas faces. Isto significa que ambas as superfícies são capazes de suportar cargas. Esta variedade tem se mostrado especialmente útil quando se trata de manipular substâncias que possam causar danos à madeira, seja por atrito, abrasão ou corrosão.

Compreender-se-á por unitização de cargas o desenvolvimento de mecanismos inovadores para a movimentação delas, que se traduz na embalagem de quantidades iguais em unidades de carga, com o objetivo de diminuir os custos da viagem e a duração dos veículos transportadores nos portos de desembarque e embarque, bem como garantir maior proteção à carga, extinguindo sua manipulação direta.

De acordo com o estudo de Francischini (2002), a unitização de cargas consiste na agrupagem de pequenos volumes em unidades mais amplas que sejam adequadas para serem manipuladas mecanicamente. Esta prática tem por objetivo facilitar e otimizar a movimentação de material, conforme descrito nas páginas 235-240 do referido trabalho. Os principais tipos de cargas unitizadas são:

- Paletização: cargas arranjadas em pallets;

- Conteinerização: cargas arranjadas em contêineres;

- Cintamento ou prelingamento: cargas unidades por cintas ou lingas;

- Roll-on/roll-off: cargas arranjadas em plataformas rodantes. Tipos de equipamentos de unitização mais utilizados

- Paletes: São plataformas com aberturas que permitem a inserção dos garfos de uma empilhadeira ou paleteira, onde podem ser arranjados os materiais a serem movimentados.

- Racks: São paletes especiais, dotados de colunas metálicas e travessas para a estabilização de carga, permitindo seu empilhamento.

- Gaiola: Trata-se de um rack com telas metálicas nas laterais, permitindo a estabilização de cargas com maior segurança.

- Estantes porta-paletes: Para que seja possível dar maior acessibilidade aos paletes e permitir alcançar maiores alturas no armazenamento, sem prejudicar as cargas inferiores, utilizam-se estantes especialmente desenhadas para a alocação de paletes.

- Contêiner: São estruturas geralmente metálicas, de grandes dimensões, que permitem acomodar, estabilizar e proteger certa quantidade de materiais em seu interior.

- Cintamento: Utilizado principalmente para cargas tubulares, permitindo reunir grande número de produtos para movimentação por içamento.

- Bags: são uma opção de armazenamento de grandes quantidades de produtos em pó ou grãos.

- Pré-lingamento: lingas são cintas que envolvem todos os volumes de uma carga não tubular, permitindo estabilizá-la para movimentação por içamento.

- Roll-on/roll-off: trata-se de plataformas com elementos rodantes próprios, que podem acomodar grande quantidade de materiais.



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