Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)
COMPONENTES BÁSICOS
CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE EQUIPAMENTOS
QUANTO AO USO: AMADORES
As câmeras com recursos automáticos, que incluem focagem, velocidade, abertura e ISO ajustáveis de forma automática ou predefinida, apresentam algumas limitações significativas para os fotógrafos.
QUANTO AO USO: PROFISSIONAIS
Os recursos disponíveis para os fotógrafos oferecem opções manuais e automáticas para controle da exposição. Ajustes de foco, velocidade, abertura e ISO ou ASA podem ser realizados de forma manual, a fim de oferecer total controle. Por outro lado, existem opções automáticas que facilitam a vida do fotógrafo, como ajustes fixos ou automáticos de ISO ou ASA.
Equipamentos profissionais possuem como principal característica a utilização de câmeras SLR - Single Lens Reflex - (monoreflex). Nesse tipo de equipamento, a imagem enquadrada passa pela objetiva e, por meio de espelhos, é refletida no visor (ocular), o que proporciona uma visualização mais precisa do enquadramento e do foco, eliminando a possibilidade de erros de paralaxe.
QUANTO A FORMA DE REGISTRO: CONVENCIONAIS
São os equipamentos que fazem uso de películas fotográficas negativas ou positivas (slides e instantâneos), à base de haleto de prata.
Os filmes deram à fotografia a natureza intrínseca: a reprodutibilidade.
Quanto maior a área do filme, maior a definição da imagem.
FORMATOS DE FILMES:
Extintos: 110, 126 etc.
Atuais: APS, 135 (mais usado) e 120 (6x6cm ou 6x7cm) .
> NEGATIVOS OU POSITIVOS (SLIDES)
> PRETO&BRANCO OU EM CORES
> INSTANTÂNEO (Polaroid).
QUANTO A FORMA DE REGISTRO: DIGITAIS
Equipamentos que utilizam sensores eletrônicos (CCD ou CMOS) para capturar imagens e as armazenam em formatos binários (JPG, TIFF, RAW, entre outros).
A qualidade e definição da imagem estão diretamente ligadas ao número de pixels presentes no chip da câmera. Quanto maior esse número, melhor será o resultado final da imagem capturada.
Exercício prático 3: Qual formato é a sua câmera, quanto à forma de registro e quanto ao uso? Como é feito o ajuste de temperatura de cor da sua câmera?
AS OBJETIVAS
A classificação das objetivas fotográficas é determinada levando-se em consideração a perspectiva fornecida pelo ângulo de abordagem da câmera. Além disso, elas são definidas pela distância em milímetros entre o filme ou sensor e a lente mais próxima do conjunto óptico.
Com base em câmeras de filmes 35mm, podem ser:
Existem diversas categorias de lentes fotográficas. A lente Fish Eye, ou Olho de Peixe, tem uma distância focal abaixo de 20mm. A lente Grande Angular fica entre 20 e 45mm, enquanto a lente Normal abrange de 45 a 60mm. Já a lente Teleobjetiva possui mais de 70mm. A lente Zoom tem uma distância focal variável e a lente Macro é capaz de focar objetos muito próximos, a poucos centímetros de distância. Por fim, a lente PC (Perspective Control) é uma lente Grande Angular com capacidade de corrigir distorções.
CARACTERÍSTICAS FOCAIS:
As lentes grande angular, também conhecidas como objetivas objetivas de distância focal entre 20 e 45mm (filme 135), apresentam um campo de visão mais amplo do que as lentes padrão. Com isso, é possível capturar mais elementos em uma única imagem. Além disso, essas lentes proporcionam uma grande profundidade de campo, mantendo uma grande parte da imagem em foco.
Alterar a perspectiva pode resultar em distorções na imagem, fazendo com que objetos mais próximos pareçam muito maiores do que os mais distantes.
OBJETIVA - NORMAL
As lentes com distância focal em torno de 50 mm (para filme 135) são conhecidas como objetivas padrão. Elas proporcionam um campo de visão semelhante ao nosso olho, tendo uma profundidade de campo moderada, ou seja, uma área em foco razoavelmente ampla. Além disso, são lentes que não alteram significativamente a perspectiva da imagem capturada.
OBJETIVA - TELEOBJETIVA
As lentes com distância focal superior a 55mm em filme 135 são conhecidas por serem objetivas de campo de visão restrito, baixa profundidade de campo e por alterar menos a perspectiva.
OBJETIVA - ZOOM
As lentes que possuem campo de visão ou distância focal mutáveis são conhecidas como objetivas variáveis. A profundidade de campo, que é a região em foco, é influenciada tanto pelo ângulo escolhido quanto pela abertura da lente. Por sua vez, a distorção da perspectiva também é impactada pelo ângulo utilizado.
Observação: O Zoom digital é um recurso que deve ser usado de forma muito restrita, pelo fato de ser mais um mero apelo de venda da indústria do que um útil recurso. O maior problema é que ele causa deformações na imagem final, ao ampliar os pixels e ao tentar criar novos pontos semelhantes. Seus efeitos podem ser irreversíveis e nocivos à uma boa imagem.
Exercício prático 4: Faça 3 fotos com distâncias focais em grande angular, normal e tele e anotem os resultados. Dica: Cuidado com as gordinhas!
ACESSÓRIOS ÚTEIS
FLASHES
Os equipamentos oferecem iluminação equilibrada com temperatura de cor semelhante à luz do dia, proporcionando uma tonalidade branca. No entanto, em locais mal iluminados, podem gerar uma iluminação excessivamente dura, criando uma imagem plana e com altos contrastes. Para minimizar esses efeitos indesejados, recomenda-se o uso de difusores ou rebatedores, especialmente em modelos profissionais.
Existem modelos de câmeras que são capazes de realizar a leitura do ambiente, permitindo que a intensidade da luz seja ajustada de acordo com as condições de iluminação e diafragma. Além disso, há câmeras que ajustam o foco automaticamente, baseado na distância focal do zoom, e também conseguem trocar informações com as câmeras monoreflex, utilizando o sistema TTL (Through the lens) para garantir um ajuste automático mais preciso.
RED EYE REDUCTION: Há um efeito desagradável que ocorre com as câmeras compactas, cujo flash embutido, por necessidade de projeto de desenho, fica disposto muito próximo da lente, que deixa as pessoas com os olhos vermelhos. Esse efeito ocorre porque o ângulo de reflexão da luz está muito fechado, fazendo com que a luz do flash ilumine, diretamente, o fundo do olho e retorne direto para a lente. Como o globo ocular é irrigado por vasos sangüíneos, resulta na cor vermelha da pupila. Para evitar esse efeito, algumas câmeras possuem um recurso chamado de Red Eye Reduction (redutor de olhos vermelhos), que consiste na emissão de um foco de luz ou de pequenas rajadas de flashes, para que, por esse estímulo, as pupilas se contraiam e atenuem esse efeito.
CARTÕES DE MEMÓRIA (CHIP)
Os cartões de memória são responsáveis pelo armazenamento das imagens capturadas pelas câmeras digitais, sendo essenciais para o funcionamento do equipamento. Analogamente, pode-se dizer que o cartão de memória seria o combustível de um automóvel, pois sem ele, a câmera não teria capacidade de armazenar as imagens. Além disso, quanto maior a capacidade de armazenamento do cartão de memória, mais fotografias poderão ser registradas sem a necessidade de transferi-las para outro dispositivo.
Quadro comparativo: Megabytes X Megapixels
OUTROS ACESSÓRIOS:
Oferecem recursos adicionais às fotografias e proteção ao equipamento: tripé, bolsas de proteção, pilhas recarregáveis, filtros (UV, Polarizador, Close-Up etc.)
FILTRO: POLARIZADOR
Capaz de polarizar a reflexão da luz, eliminando reflexos indesejáveis.
LENTE: CLOSE UP
Lente de aproximação, que amplia a imagem.
Exercício Prático 5: Quantos Megabytes tem o seu cartão de memória e quantos Megapixels tem seu sensor de imagem? Qual é o zoom óptico e digital de sua câmera.