Atendimento ao Cliente
Atendimento
O atendimento acontece sempre que um cliente ou potencial cliente entrar em contato com sua empresa, seja por telefone, por e-mail seja pessoalmente. No caso de salão de beleza, identificam-se 4 (quatro) momentos em que acontece o atendimento. São eles:
1.Telefone
Geralmente, este é o cliente inicial que entra em contato com a sua empresa. Ele é empregado para agendar compromissos e os serviços que serão utilizados.
2.Recepção
Nesta ocasião, estamos entrando em contato pela primeira vez com o objetivo de receber cordialmente o cliente e encaminhá-lo aos especialistas responsáveis pelos serviços a serem prestados.
3.Profissionais
Normalmente, o terceiro contato com o cliente é de suma importância, pois é nesse momento que ele vivencia a experiência dos serviços oferecidos e das promessas feitas pela empresa. Logo, é fundamental que as informações sejam transmitidas de forma clara e objetiva, para que o atendimento seja efetivo. Esse momento pode ser considerado um ponto crítico, visto que a maneira como o atendimento é prestado pode impactar diretamente na satisfação do cliente.
4.Pós-serviço
Também considerado como parte do atendimento quando acontece com o cliente ainda no salão. Momento de acertar os valores dos serviços prestados, de perceber e perguntar sobre a satisfação do cliente, de agradecer sua preferência e da despedida. Hoje em dia, é indiscutível que a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais que seu salão pode ter para conquistar clientes e o fator principal para o crescimento das vendas. Não existe empresa estabilizada que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos! Pensando nisso, foram selecionadas algumas dicas para observar o atendimento aos seus clientes:
Atendimento ao Telefone
- Atenda antes do terceiro toque;
Acolha o cliente com cordialidade e mantenha um sorriso no rosto, mesmo durante as conversas telefônicas. Os clientes percebem sua simpatia e gentileza, assim como percebem quando você não se importa com suas necessidades.
- Identifique seu salão pelo nome;
- Cumprimente o cliente com um: “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”!
- Identifique-se dizendo o seu nome;
- Identifique o nome do cliente e passe a chamá-lo pelo nome;
- Ouça o que o cliente deseja;
Interaja com o cliente para obter e fornecer informações pertinentes e elucidar quaisquer questões que possam surgir. Registre todas as informações relevantes fornecidas pelo cliente.
Após a conclusão da conversa, é importante reiterar com o cliente os detalhes acordados, tais como horários, serviços, profissionais envolvidos e quaisquer outros pontos relevantes. Isso garantirá que ambas as partes estejam em sintonia e que as expectativas do cliente sejam atendidas com precisão.
É importante que a finalização seja agradável e otimista. Demonstre sua gratidão pela escolha e deseje um excelente dia, tarde ou noite.
Atendimento na Recepção
- Recepcione o cliente com um sorriso sincero;
- Cumprimente-o;
- Identifique o cliente perguntando seu nome (se você não souber);
- Identifique-se dizendo seu nome (se ele não souber);
Certifique-se do horário agendado e dos serviços solicitados pelo cliente. Caso haja necessidade de esperar, oriente-o a acomodar-se e ofereça opções de entretenimento como café, revistas, jornais, livros ou catálogos, de acordo com o perfil do cliente.
Apresente o prestador de serviço ao cliente e certifique-se de que ambos foram apresentados, caso ainda não se conheçam. Transmite ao profissional os detalhes dos serviços que o cliente deseja utilizar.
- Deixe o cliente à vontade e coloque-se a disposição.
Atendimento pelo profissional
- Identificar o cliente pelo nome;
É importante indagar ao cliente sobre suas expectativas em relação ao serviço a ser prestado, a fim de compreender suas intenções e objetivos.
Compartilhar informações e discutir ideias e opiniões acerca dos serviços prestados são fundamentais para oferecer sugestões personalizadas para cada cliente. É importante considerar o perfil individual do cliente para propor soluções adequadas e efetivas.
- Explicar como será realizado o serviço;
É importante adaptar a comunicação ao perfil do cliente em questão, considerando características como grau de sociabilidade, receptividade, expressividade e timidez. Dessa forma, é possível criar uma interação mais efetiva e positiva, estabelecendo uma conexão mais profunda e satisfatória com o cliente.
- Deixe o cliente totalmente à vontade;
- Passe informações de como proceder após o serviço. Dê dicas.
- Após executar o serviço pergunte ao cliente sobre sua satisfação;
- Se necessário, reforce dicas e informações;
Demonstre gratidão e acompanhe o cliente até o próximo atendimento ou até a área de recepção.
- Se despeça de forma positiva e se coloque a disposição sempre.
Atendimento Pós-Serviço
- Verifique a satisfação do cliente;
- Informe o valor a ser pago;
- Responda as dúvidas que surgirem;
- Despeça com agradecimento pela preferência;
- Deseje uma boa semana; Não esqueça que você pode ter clientes de várias faixas etárias, como: crianças, adolescentes, idosos. O atendimento deve ser adequado a cada perfil de cliente assim como o entretenimento! Não negligencie com aqueles clientes que já são “da casa”, já são fiéis. Eles também querem um excelente atendimento!