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Atendimento ao Cliente

Atendimento

O atendimento acontece sempre que um cliente ou potencial cliente entrar em contato com sua empresa, seja por telefone, por e-mail seja pessoalmente. No caso de salão de beleza, identificam-se 4 (quatro) momentos em que acontece o atendimento. São eles:


1.Telefone

Geralmente, este é o cliente inicial que entra em contato com a sua empresa. Ele é empregado para agendar compromissos e os serviços que serão utilizados.


2.Recepção

Nesta ocasião, estamos entrando em contato pela primeira vez com o objetivo de receber cordialmente o cliente e encaminhá-lo aos especialistas responsáveis pelos serviços a serem prestados.


3.Profissionais

Normalmente, o terceiro contato com o cliente é de suma importância, pois é nesse momento que ele vivencia a experiência dos serviços oferecidos e das promessas feitas pela empresa. Logo, é fundamental que as informações sejam transmitidas de forma clara e objetiva, para que o atendimento seja efetivo. Esse momento pode ser considerado um ponto crítico, visto que a maneira como o atendimento é prestado pode impactar diretamente na satisfação do cliente.


4.Pós-serviço

Também considerado como parte do atendimento quando acontece com o cliente ainda no salão. Momento de acertar os valores dos serviços prestados, de perceber e perguntar sobre a satisfação do cliente, de agradecer sua preferência e da despedida. Hoje em dia, é indiscutível que a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais que seu salão pode ter para conquistar clientes e o fator principal para o crescimento das vendas. Não existe empresa estabilizada que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos! Pensando nisso, foram selecionadas algumas dicas para observar o atendimento aos seus clientes:


Atendimento ao Telefone

- Atenda antes do terceiro toque;

Acolha o cliente com cordialidade e mantenha um sorriso no rosto, mesmo durante as conversas telefônicas. Os clientes percebem sua simpatia e gentileza, assim como percebem quando você não se importa com suas necessidades.

- Identifique seu salão pelo nome;

- Cumprimente o cliente com um: “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”!

- Identifique-se dizendo o seu nome;

- Identifique o nome do cliente e passe a chamá-lo pelo nome;

- Ouça o que o cliente deseja;

Interaja com o cliente para obter e fornecer informações pertinentes e elucidar quaisquer questões que possam surgir. Registre todas as informações relevantes fornecidas pelo cliente.

Após a conclusão da conversa, é importante reiterar com o cliente os detalhes acordados, tais como horários, serviços, profissionais envolvidos e quaisquer outros pontos relevantes. Isso garantirá que ambas as partes estejam em sintonia e que as expectativas do cliente sejam atendidas com precisão.

É importante que a finalização seja agradável e otimista. Demonstre sua gratidão pela escolha e deseje um excelente dia, tarde ou noite.


Atendimento na Recepção

- Recepcione o cliente com um sorriso sincero;

- Cumprimente-o;

- Identifique o cliente perguntando seu nome (se você não souber);

- Identifique-se dizendo seu nome (se ele não souber);

Certifique-se do horário agendado e dos serviços solicitados pelo cliente. Caso haja necessidade de esperar, oriente-o a acomodar-se e ofereça opções de entretenimento como café, revistas, jornais, livros ou catálogos, de acordo com o perfil do cliente.

Apresente o prestador de serviço ao cliente e certifique-se de que ambos foram apresentados, caso ainda não se conheçam. Transmite ao profissional os detalhes dos serviços que o cliente deseja utilizar.

- Deixe o cliente à vontade e coloque-se a disposição.

Atendimento pelo profissional

- Identificar o cliente pelo nome;

É importante indagar ao cliente sobre suas expectativas em relação ao serviço a ser prestado, a fim de compreender suas intenções e objetivos.

Compartilhar informações e discutir ideias e opiniões acerca dos serviços prestados são fundamentais para oferecer sugestões personalizadas para cada cliente. É importante considerar o perfil individual do cliente para propor soluções adequadas e efetivas.

- Explicar como será realizado o serviço;

É importante adaptar a comunicação ao perfil do cliente em questão, considerando características como grau de sociabilidade, receptividade, expressividade e timidez. Dessa forma, é possível criar uma interação mais efetiva e positiva, estabelecendo uma conexão mais profunda e satisfatória com o cliente.

- Deixe o cliente totalmente à vontade;

- Passe informações de como proceder após o serviço. Dê dicas.

- Após executar o serviço pergunte ao cliente sobre sua satisfação;

- Se necessário, reforce dicas e informações;

Demonstre gratidão e acompanhe o cliente até o próximo atendimento ou até a área de recepção.

- Se despeça de forma positiva e se coloque a disposição sempre.


Atendimento Pós-Serviço

- Verifique a satisfação do cliente;

- Informe o valor a ser pago;

- Responda as dúvidas que surgirem;

- Despeça com agradecimento pela preferência;

- Deseje uma boa semana; Não esqueça que você pode ter clientes de várias faixas etárias, como: crianças, adolescentes, idosos. O atendimento deve ser adequado a cada perfil de cliente assim como o entretenimento! Não negligencie com aqueles clientes que já são “da casa”, já são fiéis. Eles também querem um excelente atendimento!



Este artigo pertence ao Curso de Manicure & Pedicure Faça o Curso completo!!
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