Entrar
Faça Login para acessar seus cursos
OU
Entrar com Facebook
Informações
alunos online
(51) 99295-1616

Ética na Gestão

Para obter credibilidade no mercado, a empresa precisa oferecer produtos e serviços de qualidade, mas também criar boas relações com seus colaboradores, clientes e fornecedores. O público consumidor moderno é cada vez mais exigente, por isso a relação entre empresa e cliente é fundamental. A relação entre empresa e fornecedor também é importante para garantir a procedência dos produtos.

A ética estuda as formas de comportamento humano valorizadas pela sociedade. É a ciência da moral que define o modo de agir do homem em sociedade. A ética e a moral possuem origens distintas, mas significados idênticos. Estabelecer uma relação ética é fundamental para transmitir credibilidade e confiança.

Pode-se entender que ética são as atitudes das pessoas ou princípios que elas seguem, ideais que muitas vezes são originados da sua educação familiar e são levados para a vida toda.

No ambiente organizacional existem muitos conflitos, defesa de interesses tanto individuais quanto da empresa, e a ética surge para organizar essas relações, estabelecendo limites a serem seguidos. De forma geral, cada setor da organização defende seus interesses ou suas estratégias de trabalho, ocasionando assim possíveis conflitos. Ser ético, então, é saber até onde ou qual atitude pode ser tomada para defender esses interesses, tendo consciência de que essas atitudes terão consequências e, portanto, responsabilidades.

Setores como compras e almoxarifado necessitam de atenção ética em suas atividades. No setor de compras, há uma tentativa de agradar o comprador com presentes, descontos, almoços, etc. O comprador deve ter responsabilidade na maneira de lidar com a empresa, respeitando as leis, mantendo a confidencialidade das informações e tendo um comportamento ético nas negociações. Mentir sobre volumes de necessidades para obter preços menores e não informar fatos relevantes ao fornecedor são atitudes desonestas.

Trabalhar no almoxarifado exige uma ética impecável, pois é quem controla o patrimônio da empresa. As atitudes têm que ser bem planejadas e pensadas, pois envolve o controle das quantidades de produtos e respeitarem os princípios e processos da empresa. Não são permitidas entregas não autorizadas, receber produtos dos fornecedores com qualidade inferior para se beneficiarem de brindes ou presentes, pois isso pode prejudicar e lesar a empresa.

A ética está, enfim, ligada à moral, em seguir princípios que condizem ao que é correto e justo, estar de consciência limpa em relação ao ato praticado, sendo responsável pelas suas consequências, conquistando assim a credibilidade e a confiança perante os clientes, fornecedores e colaboradores.



Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Estoque Faça o Curso completo!!
MixCursos Online © 2024, marca registrada. Todos os direitos reservados.