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Como Fotografar?


A questão que mais confunde os fotógrafos iniciantes é que, para expor o filme ou sensor, os três dispositivos básicos utilizados na exposição (diafragma ou íris, velocidade do obturador e ajuste de sensibilidade) são GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS. Desta forma, para melhor explicar, apresentamos uma analogia desenvolvida pelo autor, como um interessante recurso didático: A Caixa D’Água.


ANALOGIA: A CAIXA D’ÁGUA

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Tal como ocorre com a exposição de uma imagem durante um registro fotográfico, uma caixa d’água conta com elementos semelhantes para que fique 100% cheia. Ou seja, o tempo gasto para que uma caixa se encha plenamente, sem jogar água fora, depende do tamanho do recipiente e de quanto aberta está a torneira. Certo?

Suponhamos que uma torneira esteja aberta pela metade e seu objetivo seja encher uma caixa que suporta 1 litro de água. Teoricamente, levaria cerca de 3 segundos para encher a caixa sem que a água transborde.

Ao abrir a torneira a ¾ de vazão, é possível encher um recipiente em 1 segundo a menos. Já ao reduzir a abertura para ¼, o tempo gasto aumenta em 1 segundo, como ilustrado acima.

Cada vez que giramos a torneira para abri-la ou fechá-la, o tempo necessário para enchê-la é reduzido ou aumentado em um segundo, respectivamente. Se aumentarmos o volume da caixa, será necessário mais tempo para enchê-la com a mesma vazão ou teremos que abrir a torneira ainda mais para compensar. Está correto este raciocínio?

É possível concluir que a máquina fotográfica possui um processo semelhante ao da abertura de uma torneira quando se trata do registro de imagens. O ÍRIS ou DIAFRAGMA é responsável pela abertura da lente, enquanto a VELOCIDADE DO OBTURADOR define o tempo de exposição do sensor ou película fotográfica. A SENSIBILIDADE é ajustada de acordo com o volume da caixa d'água, ilustrando como esse processo funciona. As ilustrações a seguir exemplificam esse procedimento.

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Assim como o preenchimento da caixa d'água, a fotografia é afetada por grandezas inversamente proporcionais. Ao aumentar a velocidade de obturação, é preciso compensar com uma abertura maior do diafragma ou um aumento na sensibilidade. Cada incremento na velocidade de abertura da cortina exige uma contramedida para manter a qualidade da imagem.


Guia de Fotografia: Modo Manual, Sem Flash e Com Flash

Aprimore suas habilidades fotográficas entendendo como usar sua câmera no modo manual, tanto sem flash quanto com ele. Aqui estão algumas dicas valiosas para obter imagens incríveis.

Capturando uma Imagem Sem Flash no Modo Manual

Se você possui uma câmera com modo manual, é possível tirar fotos sem o uso do flash. Para isso, siga os passos a seguir:

  1. Local bem iluminado: Escolha um local bem iluminado ou ajuste as configurações de abertura e velocidade do obturador para capturar mais luz.

  2. Configuração do ISO: Configure seu ISO para um valor mais alto para aumentar a sensibilidade da câmera à luz disponível.

  3. Velocidade do obturador: Defina a velocidade do obturador para um valor mais lento para permitir a entrada de mais luz.

Seguindo esses passos, você conseguirá uma imagem sem o uso do flash, mas com boa iluminação. No entanto, é essencial estar em um ambiente com luminosidade adequada para obter resultados satisfatórios.

Ajustando a Máquina Fotográfica para Exposição Manual (M)

Para obter boas fotografias, é necessário ajustar a câmera para exposição manual (M). Seguem algumas orientações:

  1. Sensibilidade da câmera: Garanta melhores resoluções em ambientes bem iluminados e use valores mais altos de ISO para locais mais escuros ou onde não é permitido usar flashes.

  2. Valor do diafragma ou da velocidade do obturador: Prefira priorizar um desses parâmetros e fixe o valor desejado. Lembre-se que velocidades muito baixas podem causar fotos tremidas.

  3. Balanço de branco: Ajuste de acordo com a iluminação predominante, caso esteja usando uma câmera digital.

  4. Enquadramento e foco: Faça o enquadramento da composição e ajuste o foco.

  5. Fotometria: Pressione levemente o obturador e ajuste o valor do diafragma ou da velocidade até que o LED verde pare de piscar e permaneça aceso. Se o LED continuar piscando, talvez seja necessário abaixar ou aumentar o valor fixado.

Por fim, recomponha o enquadramento e dispare a foto. É importante ler o manual da sua câmera para entender a forma como ela apresenta a leitura da fotometria.

Fotografia Manual com Flash Externo

Se você possui uma câmera com posição Manual (M) e sapatas para flashes externos, pode tirar uma fotografia manual com flash manual. Segue o passo a passo:

  1. Posição Manual: Ajuste a câmera para a posição Manual e escolha as configurações desejadas de abertura, velocidade do obturador e ISO.

  2. Flash Externo: Encaixe o flash externo na sapata da câmera e ajuste a potência do flash de acordo com a iluminação do ambiente e a distância do objeto fotografado.

Após essas configurações, enquadre a imagem e tire a foto. O resultado final será uma fotografia com uma iluminação controlada e personalizada.

Tirando Fotos com Flash

É importante ajustar a máquina fotográfica para exposição manual (M) e a sensibilidade de ASA do flash na posição manual (M). Confira as dicas:

  1. Balanço de Branco: Se estiver utilizando uma câmera digital, ajuste o balanço de branco para a posição flash.

  2. Velocidade de sincronismo: É crucial saber a velocidade máxima de sincronismo entre a máquina e o flash e ajustá-la para um valor menor ou igual ao limite de velocidade, caso contrário, a iluminação da imagem pode ficar irregular ou a foto sair tremida.

Para obter a foto perfeita, siga os passos:

  1. Tabela do Flash: Leia a tabela do flash para ajustar o número de diafragma de acordo com a distância do objeto em foco e a sensibilidade do filme ou do sensor.

  2. Enquadramento: Recomponha o enquadramento da imagem.

  3. Disparo: Por fim, é só disparar a foto. Seguindo esses passos, suas fotos ficarão incríveis.



Passo a Passo para Tirar uma Foto Manual com Flash Automático

Se você possui uma câmera com posição Manual (M) e um flash externo automático, é possível tirar fotografias incríveis. Siga os passos a seguir e obtenha os melhores resultados:

  1. Posição Manual: Coloque sua câmera na posição Manual (M).
  2. Configurações de abertura e velocidade do obturador: Escolha as configurações de abertura e velocidade do obturador para obter a exposição desejada.
  3. Encaixe do flash externo: Encaixe o flash externo na câmera e ligue-o.
  4. Configurações do flash: Ajuste as configurações do flash para o modo automático.
  5. Foco: Foque o objeto que deseja fotografar.
  6. Disparo: Pressione o botão do obturador para tirar a foto.

Lembre-se de que o flash externo automático irá analisar a cena e ajustar a intensidade da luz emitida para obter a melhor iluminação possível. Com um pouco de prática, você conseguirá resultados incríveis!

Ajustes Necessários na Máquina Fotográfica

  1. Exposição manual (M): Ajuste a máquina fotográfica para exposição manual.
  2. Sensibilidade de ASA do flash: Ajuste a sensibilidade de ASA do flash e o coloque na posição AUTO (M).
  3. Balanço de branco: Ajuste o balanço de branco para a posição flash (aplica-se somente às câmeras digitais).
  4. Velocidade de sincronismo: Saiba qual é a velocidade máxima de sincronismo entre a máquina e o flash e a ajuste com valor menor ou igual ao limite de velocidade. Velocidades ajustadas acima do limite fazem com que apenas parte da imagem saia iluminada e velocidades muito baixas podem resultar em fotos tremidas.
  5. Diafragma da câmera: Ajuste o diafragma da câmera, de acordo com o valor recomendado na tabela do flash (posição: automático).
  6. Foco: Ajuste o foco e confira se a distância encontrada está dentro do limite da escala automática do flash.
  7. Enquadramento: Recomponha o enquadramento.
  8. Disparo: Dispare a foto.

Capturando Imagens no Modo Automático

Aprender a capturar imagens no modo automático é importante para quem possui uma câmera com funcionalidades automáticas. Aqui, iremos explicar como fazer isso. Escolha o programa preferido e disponível:

  1. Green Zone (Quadro verde): Modo automático pleno. Basta apontar e disparar a foto. A câmera ajusta automaticamente o foco, a sensibilidade, o balanço de branco, aciona o flash se necessário (com Red Eye Reduction) e salva na melhor resolução possível.
  2. Program (P): Modo semi-automático. A câmera toma as principais decisões (de velocidade e de abertura de diafragma), mas o fotógrafo pode interagir e alterar alguns ajustes (formato de arquivo a ser salvo, ISO, balanço de branco, acionamento do flash etc.).

(E assim por diante, para cada modo de captura.)

Preparação Antes do Disparo

Antes de tirar a foto, é importante fazer alguns ajustes na câmera. Primeiramente, verifique se o Led indicador de condição de foco e de exposição está aceso de forma constante, indicando que as condições são positivas. Caso contrário, consulte o manual da câmera para solucionar o problema. Ajuste outros itens, como ISO, resolução da foto e balanço de branco, se necessário. Recomponha a imagem e, por fim, pressione o obturador para tirar a foto.



COMPENSAÇÃO OU BACK LIGHT

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Apesar da precisão dos sensores de distância e fotometria, é comum que os recursos automáticos da câmera falhem. Isso ocorre porque a máquina não consegue compreender o objetivo do fotógrafo, mesmo com o programa mais avançado.

Quando uma composição fotográfica apresenta cores escuras em sua maioria, a técnica de registro de objetos menores e claros pode se tornar um desafio. Isso ocorre porque o sistema automático da câmera tende a clarear o restante da cena, levando ao estouro de luz no objeto em questão. De modo similar, ao fotografar objetos em contraluz, a câmera irá diminuir a claridade do fundo, resultando em um objeto principal ainda mais escuro, como exemplificado na primeira imagem abaixo.

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Com o intuito de corrigir as distorções de interpretação em situações críticas, diversas câmeras apresentam atributos especiais. Por exemplo, algumas possuem o Anel de Compensação, que permite correções de até +2 a -2 pontos de correção, e a função Back Light, que eleva em 2 pontos a exposição para cenários de contra-luz. O resultado dessas ferramentas pode ser apreciado na imagem abaixo.

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DICA 1: FOTOGRAFIA COM FLASH

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Utilizar o flash como única fonte de luz em uma cena pode não ser sempre necessário. Até mesmo em um ambiente ensolarado como uma praia, é possível utilizar o flash para suavizar sombras muito intensas. Desse modo, podemos usar a iluminação do flash como meio de preenchimento ou para suavizar sombras, a fim de obtermos mais detalhes e texturas ocultos na sombra. Para capturar toda a cena, é possível explorar a iluminação ambiente à noite, diminuindo a velocidade da câmera até que ela possa ser segurada sem tremer, e ajustar o diafragma e a intensidade do flash para evitar que o fundo da imagem fique muito escuro.


DICA 2: MULTIEXPOSIÇÃO

Caso não deseje utilizar um programa de edição de fotos como o Adobe Photoshop, algumas câmeras profissionais convencionais que utilizam filmes possuem a funcionalidade de multiexposição. Essa função permite que uma mesma chapa seja sensibilizada mais de uma vez, sem avançar o filme para a próxima chapa. No entanto, essa técnica requer habilidade e conhecimento técnico por parte do fotógrafo para evitar partes da composição “veladas”.

LEMBRETE:

PARA DIMINUIR A PROFUNDIDADE DE CAMPO:

Para obter a profundidade ideal, é recomendado utilizar uma objetiva com distância focal superior a 70mm. Além disso, é possível ajustar o diafragma para conseguir o resultado desejado, lembrando de compensar com um aumento na velocidade de captura.


PARA CONGELAR A CENA:

Aumente a VELOCIDADE, compensando com a abertura do DIAFRAGMA.

PARA DIMINUIR DISTORÇÕES NA IMAGEM:

Use objetiva com distância focal acima de 70mm.


PARA CAPTURAR CENAS SEM TREMIDOS:

Recomenda-se utilizar um suporte de três pernas em situações em que haja exposição prolongada ou quando estiver utilizando uma lente de distância focal longa ou com zoom aumentado.

Exercício prático 8: Explore todas as funções automáticas e manuais presentes na sua câmera, registrando fotos de teste, e eleja as que mais gostou e justifique a resposta.



Este artigo pertence ao Curso de Fotografia Digital Faça o Curso completo!!
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