Aceitando devolução de mercadorias
A devolução de produtos é algo que faz parte dos serviços pós-venda dos estabelecimentos comerciais. É um procedimento bastante usual e a equipe deve estar preparada para manter uma relação satisfatória com os clientes.
Alguns restaurantes vendem produtos como souvenirs, conveniências, etc. e podem ocorrer situações em que o cliente queira devolver mercadorias. As causas podem ser várias. Entre elas, destacamos:
• Expiração da validade - evite esse tipo de ocorrência, controlando os prazos de validade dos produtos e retirando aqueles que já venceram do seu estoque;
• Embalagem avariada ou amassada - não exponha itens que não estejam em condições adequadas para a venda;
• Tamanho incorreto - incentive o cliente a verificar se o tamanho da camiseta, por exemplo, esteja de acordo com o solicitado.
Para aceitar devoluções, em geral o comércio opera da seguinte forma:
Nossa loja possui um excelente serviço de devolução e troca de itens. Estamos abertos a recebê-los de volta em qualquer dia ou horário, sem exceções. Além disso, aceitamos trocá-los por outro item de mesmo valor ou de preço superior, sendo que a diferença deverá ser paga no momento da retirada do novo produto.
Em caso de devoluções de itens de menor preço, é necessário buscar orientação da Gerencia.
Dica: Prevenir é melhor que remediar! Lembre-se sempre disso, pois há implicações com impostos a serem consideradas quando mercadorias são devolvidas.