Cuide de si mesmo
3. Auto-Cuidado
Assumir o papel de cuidador é uma tarefa extremamente desafiadora, porém, gratificante. É preciso estar ciente de que essa atividade envolve sacrifícios e exige muito do indivíduo. É uma responsabilidade que necessita de dedicação e empenho.
Cuidar de alguém pode ser esgotante, e é vital que você também cuide de si mesmo. Lembre-se: cuidar de suas próprias necessidades é tão crucial quanto cuidar de outra pessoa. Se você adoece ou sofre esgotamento emocional ou físico, sua capacidade de cuidar de outras pessoas é prejudicada.
3.1 A Importância do Exercício
Não importa quão fora de forma, cansado ou ocupado você esteja, todos podem se beneficiar de um programa regular de exercícios. Se você se pegar dizendo: "Eu nunca fiz exercícios antes", "Meus joelhos e pés doem muito" ou "Não tenho tempo", faça um favor a si mesmo: com apenas 10 minutos por dia, pelo menos 3 dias por semana, o exercício adequado pode ajudá-lo a se sentir melhor, reduzir o estresse e desfrutar mais da vida.
3.2 Diretrizes Para Exercícios
- Programe um horário específico todos os dias para se exercitar.
- Seja constante. Para obter os benefícios de qualquer programa de exercícios, você deve fazê-lo regularmente.
- Faça alongamentos e relaxamento antes e depois do exercício.
- Comece com 10 minutos de exercício por dia e aumente gradualmente até 30 minutos para obter o máximo benefício.
- Faça o teste do "falar/cantar". Se não consegue falar enquanto se exercita, está se esforçando demais. Se consegue cantar enquanto se exercita, não está se esforçando o suficiente.
- Sempre comece a atividade lentamente durante os primeiros 5 minutos e diminua o ritmo durante os últimos 5 minutos em vez de parar abruptamente.
Observação: Sempre consulte seu médico antes de começar qualquer programa de exercícios.
3.3 Exercícios Recomendados
- Caminhada Diária: Encontre um amigo para caminhar com você. Ambos podem se motivar quando estiverem tentados a ter um dia livre de exercícios.
- Vídeos de Exercícios: Procure vídeos para iniciantes. Evite começar com programas que incluem saltos ou dobramentos. Melhor ainda, use vídeos para alongamento, tonificação muscular e relaxamento.
- Aulas em Centros Comunitários: Informe-se sobre aulas oferecidas por centros comunitários, academias e centros para idosos. Yoga, tai-chi ou outros programas de exercícios não tradicionais são excelentes para melhorar a flexibilidade, tonificar os músculos e relaxar.
- Dança: A dança, seja ela de salão, São João ou tradicional, é uma excelente maneira de aumentar sua resistência e melhorar o equilíbrio.
3.8 Programas Sociais em Sua Comunidade
Os estabelecimentos de assistência diurna representam uma oportunidade para uma pausa habitual. Eles apresentam atividades sociais, fornecimento de alimentação e, em alguns casos, serviço de transporte para idosos que necessitam de cuidados regulares.
3.9 Programas Noturnos
É possível encontrar estadias de até 15 dias em asilos, casas de repouso e outras instituições dedicadas ao cuidado dos idosos.
3.10 Atendimento Domiciliar
Caso a pessoa sob seus cuidados não possa frequentar um centro de atendimento diurno, há a possibilidade de contar com assistentes capacitados para prestar cuidados em diferentes turnos diretamente na residência.
3.11 Lidando Com o Estresse
- Metas e Expectativas Realistas: Não espere ter a casa perfeita ou ter uma vida social como a que tinha antes de assumir o papel de cuidador.
- Bom Humor: Filmes, programas de televisão que fazem sorrir, ou livros de piadas podem fazer maravilhas para reduzir o estresse.
- Busque Apoio: Amigos compreensivos, grupos de apoio, conselheiros profissionais ou comunidades online podem ser úteis.
- Evite Pessoas Difíceis: Aqueles que criticam constantemente, por exemplo.
- Alívio do Estresse: Exercícios de respiração, yoga, meditação, escrever em um diário ou caminhar podem ajudar. Visualize-se em um lugar bonito, rodeado por suas coisas favoritas.
- Crie uma Lista: Anote as coisas que aliviam seu estresse e mantenha a lista à mão!
3.18 Quando Procurar Ajuda Profissional?
Sinais de alerta de que você pode precisar de ajuda profissional incluem:
- Abuso de álcool ou medicamentos, como pílulas para dormir;
- Perda ou aumento significativo do apetite;
- Depressão, perda de esperança, sensação de isolamento;
- Pensamentos suicidas;
- Perda de controle físico e emocional;
- Tratar mal ou ignorar outras pessoas.
Caso apresente algum desses indícios, é possível que esteja sofrendo com excesso de carga emocional. Consulte um profissional em aconselhamento ou converse com seu médico a respeito de suas emoções.