Os atacadistas e suas funções
O atacadista é extremamente relevante em qualquer circuito de distribuição, pois não comercializa seus artigos diretamente para o cliente final. Esta é, sem dúvida, a principal particularidade deste tipo de empreendimento.
O atacadista é responsável por adquirir os produtos diretamente do produtor a um preço diferenciado. Estes bens são posteriormente repassados para usuários industriais ou intermediários, geralmente varejistas, que serão os responsáveis por fornecer os artigos aos consumidores finais.
O atacadista oferece um certo benefício aos seus clientes: a aquisição de produtos em grandes quantidades. Isso possibilita que o mesmo os distribua posteriormente para o mercado, criando uma relação de oferta e demanda.
O intermediário oferece diversas formas de apoio aos produtores, tais como a execução de campanhas publicitárias direcionadas aos compradores finais, treinamento de vendedores, financiamento de vendas, suporte técnico e assistência ao consumidor.
Os atacadistas oferecem grandes benefícios aos varejistas, pois estes podem adquirir mercadorias em pequenas quantidades, o que contribui para manter os níveis de estoque ideais. Assim, é possível reduzir os custos operacionais.
Os varejistas têm uma grande vantagem ao adquirirem seus produtos diretamente de um atacadista: o preço. Como resultado, eles conseguem oferecer bons preços para os seus clientes, mantendo uma margem significativa de lucro.
Os Tipos de Atacadistas
Atacadistas podem ser divididos em dois grupos, de acordo com o seu trabalho e o tipo de serviço que apresentam aos seus usuários. Estes são chamados de "Atacadistas de Funções Limitadas" e "Atacadistas de Funções Completas".
Os atacadistas que oferecem serviços limitados costumam adotar o modelo “pague e leve”, onde os clientes podem entrar em seu estabelecimento, escolher o que desejam, efetuar o pagamento (geralmente à vista) e transportar suas compras por conta própria. Algumas destas lojas não disponibilizam sacolas para facilitar o transporte das mercadorias do local até o veículo do cliente. Contudo, a desvantagem é compensada pelos preços mais baixos. Por isso, muitos consumidores não se importam de adquirir as compras carregando caixas e recipientes plásticos.
Existe outro tipo de atacadista que desempenha uma função limitada, denominado de "Truck jobber". Eles vendem, entregam e emitem a nota fiscal para a mercadoria simultaneamente, já que ela é transportada em um caminhão. Pode-se citar como exemplo deste modelo de comercialização os vendedores de biscoitos, refrigerantes e cervejas. Em algumas cidades, alguns fabricantes de tijolos também se utilizam desta forma de intermediação.
O "drop shipper", conhecido também como atacadista de função limitada ou agente, tem como principal atividade a venda de produtos. Porém, a responsabilidade pelo armazenamento e transporte dos mesmos é do fabricante. Assim, a função desse tipo de revendedor se resume à comercialização dos itens.
Um outro tipo de atacadista de alcance limitado é o rack jobber, cuja função principal é assegurar que os estabelecimentos varejistas estejam abastecidos com seus produtos. Geralmente, ele possui uma presença em lugares como mercados, padarias e supermercados.
Os atacadistas aqui em questão são considerados limitados, pois possuem uma oferta de serviços restrita a quem os compra.
Os Agentes
Os atacadistas certos trabalham com base em um modelo de prestação de serviços comissionado, como o dos agentes, cuja principal função é a de se situar entre produtores e compradores para promover acordos.
Os diferentes tipos de intermediários, atacadistas e agentes, segundo Alexandre Luzzi Las Casas, são apresentados a seguir:
1. Atacadistas de funções completas:
a) Gerais: operam com ampla gama de produtos;
b) De linha: operam em determinado ramo do mercado;
c) De especialidade: revendem produtos muito especializados.
2. Atacadistas de funções limitadas:
a) Transportadores (truck jobber);
b) Pague e leve;
c) Direto (drop shipper);
d) Rack Jobber.
3. Agentes:
a) Comissário: trabalho basicamente de corretagem; em alguns casos, assume a posse do produto;
b) Representante comercial;
c) Corretores.