Armazenagem e Administração de Materiais
Armazenagem de materiais é o processo de guardar produtos em armazéns, organizados por categoria. Movimentação de materiais é deslocar produtos de um lugar para outro, embalados adequadamente para evitar perdas ou danos. Armazenagem inclui guarda, localização, segurança e preservação dos materiais para suprir as necessidades operacionais da entidade.
Movimentação de materiais: é a arte e ciência de transportar materiais por distâncias relativamente curtas, como em depósitos, fábricas e lojas. É importante para a redução de custos pois evita transporte de longo curso. Utilizam-se métodos e equipamentos para garantir rapidez e eficiência, bem como segurança e integridade dos produtos.
Ao usar de forma correta os recursos disponíveis, a produtividade é elevada e as condições de trabalho dos colaboradores são melhoradas.
Objetivo: De acordo com Viana (2002), o objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões, da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Assim, ainda segundo Viana (2002, p. 308 – 309), alguns cuidados essenciais devem ser observados:
- Determinação de local, em recinto aberto ou não;
- Definição adequada do layout;
Esboçar uma estratégia de preservação mediante a adoção de recipientes apropriados para os produtos é fundamental. Assim, é necessário estabelecer uma política de conservação que inclua embalagens adequadas e práticas para suprir as necessidades dos materiais.
- Ordens, arrumação e limpeza, de forma constante;
- Segurança patrimonial, contra furtos, incêndio etc.
Ao se otimizar a armazenagem, obtém-se:
- Maximizar utilização do espaço;
- Efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão-de-obra e equipamentos);
- Pronto acesso a todos os itens (seletividade);
- Maximiza proteção aos itens estocados;
- Boa organização;
- Satisfação das necessidades dos clientes.
A armazenagem tem como objetivo garantir a segurança e a rapidez de movimentação dos produtos, evitando furtos ou danos. Desta forma, cada item armazenado significa um investimento feito pela organização. Dessa maneira, é possível preservar os bens da melhor forma, assegurando que eles permaneçam bem guardados.
Armazenagens complexas: De acordo com Viana (2002, p. 313 - 317), a armazenagem pode ser simples ou complexa. Dependendo de algumas características intrínsecas dos materiais, a armazenagem torna-se complexa em virtude de:
a) fragilidade;
b) combustibilidade;
c) volatização;
d) oxidação;
e) explosividade;
f) intoxicação;
g) radiação;
h) corrosão;
i) inflamabilidade;
j) volume;
k) peso; e
l) forma.
Os materiais sujeitos à armazenagem complexa demandam, entre outras, as seguintes necessidades básicas:
a) preservação especial;
b) equipamentos especiais de prevenção de incêndios;
c) equipamentos de movimentação especiais;
d) meio ambiente especial;
e) estrutura de armazenagem especial;
f) manuseio especial, por intermédio de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.
Ao selecionar um sistema de armazenamento para sua empresa, é importante levar em conta muitos fatores. No entanto, o esquema ideal para cada organização depende, acima de tudo, da sua localização geográfica, bem como das características de seus itens em estoque, como tamanho e valor.
Não existem regras taxativas que regulem o modo como os materiais devem ser dispostos no Almoxarifado, para, então, decidir pelo tipo de arranjo físico mais conveniente, selecionando qual das alternativas melhor atendem a seu fluxo de materiais:
Armazenagem por agrupamento: esse critério facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espaço;
Armazenagem por tamanhos (acomodabilidade): esse critério permite bom aproveitamento do espaço;
Armazenagem por freqüência: esse critério implica armazenar tão próximo quanto possível da saída os materiais que tenham maior freqüência de movimento;
Armazenagem especial: por meio desse critério, destacam-se: i. ambiente climatizado: destina-se a materiais cujas propriedades físicas exigem tratamento especial; ii. Inflamáveis: os produtos inflamáveis devem ser armazenados em ambientes próprios e isolados, projetados sob rígidas normas de segurança. iii. Perecíveis: os produtos perecíveis devem ser armazenados segundo o método FIFO (Firstïn First Out), ou seja, primeiro que entra primeiro que sai.