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Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente - CRM

A notória tecnologia CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português) é atualmente reconhecida como um dos principais recursos usados para a fidelização dos consumidores. Embora seu nome possa soar complexo, a ideia por trás dele é bastante elementar.

Este tema foge um pouco da pauta principal deste curso, que é Atendimento ao Cliente, mas torna-se muito necessário uma vez que o comportamento dos consumidores tem sofrido muitas mudanças nas últimas décadas.

Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente ? CRM

Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente - CRM


O CRM é o método que mantém armazenadas o máximo de informações sobre cada cliente, de modo a permitir ações que fortaleçam o relacionamento e estimulem a fidelidade. Para isso, é necessário controlar e anotar todas as informações relacionadas ao cliente. É possível guardar os dados em um caderno, em uma ficha, no computador ou, de acordo com o porte de nossa empresa, é indicado até adquirir um software para isso. O importante é que o princípio é sempre o mesmo: manter todas as informações armazenadas relativas ao cliente. Com isso, é possível programar o envio de cartões de Natal e aniversário, anotar suas preferências de compra, hábitos, datas mais frequentes de compra e a última data de compra e o que comprou.

O Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente acompanha o cliente durante todas as fases de relacionamento com a sua empresa, lembrando sempre da Escada da Lealdade: do primeiro ao último degrau. Da primeira compra até a fidelização.

Aplicando o CRM, os consumidores podem ser abordados de forma individualizada. Essa técnica possibilita a realização de campanhas específicas e o acompanhamento de perto da satisfação dos clientes.

Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente ? CRM 2

Análise de Métricas e Indicadores no CRM

A importância de medir o desempenho das estratégias de CRM também não deve ser negligenciada. Através de métricas e indicadores como taxa de retenção de clientes, valor do ciclo de vida do cliente e satisfação do cliente, é possível ajustar e melhorar constantemente as ações de fidelização.

Integração com Outras Plataformas

O CRM não precisa funcionar isoladamente. A integração com outras plataformas digitais, como redes sociais e e-commerce, pode enriquecer ainda mais o perfil dos clientes. Isso permite estratégias de marketing mais eficientes e personalizadas.

Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente - CRM 2

Você já ficou surpreso ao receber aquela oferta que você queria, bem na hora em que mais precisava? Pois é, para seguir esse raciocínio e fidelizar seu cliente é necessário saber:

Quem é ele? Quais são suas características sociais, econômicas e comportamentais?

Qual é o melhor meio de transmitir o seu serviço ou produto ao público-alvo? Quais são as melhores opções de canal para alcançar aquele público?

Qual é a necessidade dele? O seu produto ou serviço consegue oferecer alguma solução?

Em que momento ele necessitará dos seus serviços ou produtos?

Neste momento, o CRM desempenha um papel importante na obtenção de dados que possam contribuir para melhorar o serviço prestado e as vendas.



Este artigo pertence ao Curso de Atendimento ao Cliente Faça o Curso completo!!
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