Transtornos de Ansiedade
Os transtornos de ansiedade englobam um conjunto de condições psiquiátricas, cada uma com suas características específicas. Eles incluem, mas não se limitam a, transtornos de pânico, fobias, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), ansiedade generalizada, transtorno de estresse agudo e de estresse pós-traumático.
Início dos Transtornos de Ansiedade
Na maioria dos casos, os transtornos de ansiedade iniciam-se na juventude ou no meio da vida adulta, embora alguns possam surgir pela primeira vez após os 60 anos. As características desses transtornos em idosos são as mesmas que em outras faixas etárias.
Fragilidade do Sistema Nervoso Autônomo e Ansiedade em Idosos
Em indivíduos idosos, a fragilidade do sistema nervoso autônomo pode propiciar o desenvolvimento de ansiedade após um estressor importante. É relevante notar que o transtorno de estresse pós-traumático tende a ser mais severo em idosos do que em indivíduos mais jovens, devido à vulnerabilidade física concomitante que a idade avançada traz.
TOC em Idosos
Em relação ao TOC, as obsessões (pensamentos, sentimentos, ideias ou sensações intrusivas e persistentes) e as compulsões (comportamentos conscientes e repetitivos como contar, verificar ou evitar, ou um pensamento que serve para anular uma obsessão) podem surgir pela primeira vez em idosos. No entanto, é comum encontrar esses sintomas em pessoas que sempre foram mais organizadas, perfeccionistas, pontuais e prudentes.
Nessas pessoas, o desejo por organização, rituais e a necessidade de manter rotinas pode se tornar excessivo. Eles podem desenvolver compulsões para verificar as coisas repetidamente, tornando-se geralmente inflexíveis e rígidos.